Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19200
Título: Impacto do nível de evidenciação de informações contábeis sobre a precificação de ações no contexto de seleção adversa: uma pesquisa experimental
Autor(es): Lima, Diogo Henrique Silva de
Rodrigues, Jomar Miranda
Silva, César Augusto Tibúrcio
Silva, José Dionísio Gomes da
Palavras-chave: Assimetria informacional;Seleção adversa;Precificação de ativos;Mercado de capitais;Contabilidade experimental
Data do documento: 2012
Referência: LIMA, Diogo Henrique Silva de et al. Impacto do nível de evidenciação de informações contábeis sobre a precificação de ações no contexto de seleção adversa: uma pesquisa experimental. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 14, n. 43, p. 159-175, abr./jun. 2012. ISSN 1806-4892. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=94723273002>. Acesso em: 25 maio 2015.
Abstract: Os gestores conhecem mais sobre o desempenho da organização do que os investidores, o que torna a divulgação de informações uma possível estratégia de diferenciação competitiva, minimizando a seleção adversa. Este trabalho tem como principal objetivo analisar se o nível de divulgação de informações de uma entidade pode impactar a percepção de risco dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. A pesquisa foi realizada em um estudo experimental por meio de um mercado de capitais simulado com 456 participantes, sendo 353 no experimento principal e 103 no expe- rimento modificado. Investigou-se a precificação das ações de duas empresas com diferentes níveis de divulgação de informação em quatros momentos distintos. A cada momento, informações adicio- nais sobre o desempenho eram apresentadas aos participantes. A análise dos resultados evidenciou que, mantendo outras variáveis constantes, o nível de divulgação de informações de uma entida depode impactar as expectativas dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. Maior nível de divulgação apresentado por uma entidade impactou tanto o valor de sua ação quanto o da outra empresa.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19200
ISSN: 1806-4892
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoNivelEvidenciação_2012.pdf975.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.