Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Bianca Carla Dantas de-
dc.contributor.authorMarcelino, Marcolina Maria de Oliveira Pires-
dc.date.accessioned2015-10-23T13:02:35Z-
dc.date.available2015-10-23T13:02:35Z-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationMARCELINO, Marcolina Maria de Oliveira Pires. Arquitetura escolar Infantil modulada e flexível. 2014. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19313-
dc.description.abstractFor many y ears, the federal government policy is to use project for in order to speed up the work for decreasing the elementary education deficit vacancy . In Natal municipality the schoolhouses for children, from 0 to 6 years of age are denom inated Muinicipality Centre for Elementary Education. The federal government provides capital for the news edifications by the program of government named PROINFÂNCIA. This program embraces three types of projects. Type “A” must be furnished by the interes ted municipality and approved by Education and Cultura Ministry. The type “B” is standard plan with capability to 120 schoolchildren in full - time or 240 in two turns and ground plot measuring 40 x 70m and the “type C” also a standart projects to 60 schoolc hildren in full - time or 120 in two turns and ground plot measuring 35 x 45m. Sometimes , due to scarcity of bigger ground plot s is the “type C” instead of “type B”, referring to offering vacancies. In this meaning, this study intend s to present the draft - project to elementary schoolhouse, modulated and flexible, emphasizing the children needs . Therefore, it was studied concept, school architecture, construction technology, reference study and visiting to MCEE Fernanda Jales (PROINFÂNC IA “tipo B”). However, the proposal synthesizes the draft - project by module, implanting in its totality or in parts, according to its necessity and lot cha racteristic.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprojeto de escola de educação infantil modulada e flexívelpt_BR
dc.subjectEscola infantil - Projeto arquitetônicopt_BR
dc.titleArquitetura escolar Infantil modulada e flexívelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3248174681726227-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6438797671562128-
dc.contributor.referees1Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3061713076071714-
dc.contributor.referees2Bittencourt, Leonardo Salazar-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8764685045584103-
dc.description.resumoCom o passar dos anos, a política do governo federal é utilizar projetos padrões para edifícios escolares, na tentativa de agilizar as obras e reduzir déficit de vagas para o ensino. No município de Natal as escolas infantis destinadas a crianças de 0 a 6 anos, são denominadas Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI). As novas edificações são implantadas através de financiamento junto ao Governo Federal pelo Programa PROINFÂNCIA. Este disponibiliza três tipos de projeto: O “tipo A” deve ser fornecido pelo município interessado e aprovado pelo MEC. O “tipo B” é projeto padrão com capacidade para 120 alunos em tempo integral ou 240 em dois turnos e terreno com dimensões de 40 x 70m e “tipo C” também projeto padrão para 60 alunos em tempo integral ou 120 em dois turnos e terreno com dimensões de 35 x 45m. Com a escassez de terreno com dimensões maiores, algumas vezes é implantado o “tipo C” quando a necessidade é pelo “tipo B” devido à oferta de vagas. Neste sentido, este estudo tem a intenção de apresentar o anteprojeto de escola de educação infantil modulada e flexível com ênfase no conforto dos usuários. Portanto foram realizados estudos de conceitos, arquitetura escolar, tecnologias de construção, estudos de referências e visitas ao CMEI Fernanda Jales (PROINFÂNCIA “tipo B”). No entanto a proposta sintetiza o anteprojeto por módulos podendo ser implantado na sua totalidade ou por partes de acordo com a necessidade e características do lote.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquiteturaEscolarInfantil_Marcelino_2014.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.