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dc.contributor.authorCosta, Maria Helena Braga e Vaz da-
dc.date.accessioned2015-10-27T20:49:12Z-
dc.date.available2015-10-27T20:49:12Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher. Bagoas: Revista de Estudos Gays, Natal-RN, v. 2, n. 3, p. 97, 2008. ISSN:1982-0518. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2285/1718> Acesso em: 27/05/2015pt_BR
dc.identifier.issn1982-0518-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19339-
dc.description.abstractThis paper thinks about the ways in which the image of women has been built by the cinema through the years, giving meaning to narratives of life experience (in reality) and representations (film narrative), that constitute and transform the collective imagination about modernity and the role played by women within the socio, cultural and representation systems. Discussing about the role played by women in films this paper analyses women's representation within the context of contemporary Brazilian cinema in two examples: Daniel Filho's A Dona da História (2004) e Mara Mourão's Avassaladoras (2002).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleMulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulherpt_BR
dc.title.alternativeBroken women: the poetics and politics of film images of womenpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.description.resumoEste artigo reflete sobre a maneira como a imagem da mulher vem sendo construída pelo cinema ao longo dos anos, emprestando sentido às narrativas de experiência (realidade) e representação (fílmica) que constituem e transformam o entendimento coletivo a respeito da modernidade e do papel sociocultural e representacional da mulher nesse contexto. Discutindo sobre o papel da mulher como representação imagética no contexto cinematográfico, analisa-se sua representação no cinema brasileiro contemporâneo por meio de dois exemplos: A Dona da História, de Daniel Filho (2004) e Avassaladoras, de Mara Mourão (2002).pt_BR
Appears in Collections:CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos

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