Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19682
Título: Um estudo e análise do teste de emissões otoacústicas realizadas através de uma plataforma móvel
Autor(es): Barbalho, Talis Lincoln Fonseca
Orientador: Guerreiro, Ana Maria Guimarães
Palavras-chave: Emissões otoacústica;Processamente de sinais;Teste da orelhinha;Telemedicina
Data do documento: 27-Jan-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBALHO, Talis Lincoln Fonseca. Um estudo e análise do teste de emissões otoacústicas realizadas através de uma plataforma móvel. 2014. 61f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O exame de emissões otoacústicas foi criado para que pudesse ser realizado logo nos primeiros dias de vida da criança, ou até no máximo com 6 meses de vida, pois determinados problemas se não forem superados podem causar danos neurológicos permanentes nessa área da audição. Devido a importância do exame na prevenção de doenças auditivas, este exame tornou-se obrigatório em todo território nacional em 2010, através da Lei 12.303/10. Depois que a Lei foi aprovada no Brasil, foi necessário a compra de muitos equipamentos para tornar possível a realização do exame nas maternidades públicas do país, mas o aparelho custa entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00 reais. Assim, valor pode ser muito alto para compra de equipamentos para todas as áreas do país, principalmente para algumas menores cidades do interior. Dessa forma, esse trabalho é inserido nesse contexto para auxiliar a obtenção dos testes em áreas com mais difícil acesso, pois através de um celular é possível realizar o Teste da Orelhinha, em seguida, através de uma conexão com internet é possível enviar esse Teste para uma central que possui o aplicativo que irá verificar esses Testes e obter gráficos para uma melhor análise dos resultados pelos profissionais responsáveis da equipe médica.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19682
Aparece nas coleções:PPGEE - Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TalisLincolnFonsecaBarbalho_DISSERT.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.