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Título: Química em cena: uma proposta para formação inicial de professores de química
Autor(es): Sousa Júnior, Francisco Souto de
Orientador: Oliveira, Ótom Anselmo de
Palavras-chave: Teatro científico;Formação de professores;Material didático;Experimentação
Data do documento: 9-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUSA JÚNIOR, Francisco Souto de. Química em cena: uma proposta para formação inicial de professores de química. 2015. 247f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Nos meios educacionais tem-se observadas dificuldade em se formar professores que atendam às necessidades do ensino médio e superior, e uma das razões para isso são as diferentes vivências na formação dos educadores em relação às que são encontradas em sala de aula. Assim, frequentemente surgem críticas relacionadas a pertinência e a eficiência dos cursos de licenciatura, no que refere ao cumprimento da sua natural missão, o que fragiliza a formação do professor. Com isso, a melhoria da qualidade da educação fica muito dependente das iniciativas dos professores, criando alternativas didáticas para fortalecer suas atuações no ensino. Partindo dessa reflexão, conclui-se que a formação de professores necessita de novas propostas didáticas que os qualifiquem, e assim possam promover a formação dos seus alunos de forma mais adequada. Dentre as propostas didáticas apresentadas como alternativas para a formação inicial de professores pode-se utilizar o teatro científico (TC). Considerando esta possibilidade, nesse trabalho tem-se como proposta investigar e discutir a influência do TC aliado à experimentação na formação inicial de licenciandos em Química que participam dos Grupos de Teatro Fanáticos da Química (UERN) e Química em Cena (UFRN). Para tanto, realizou-se, em uma primeira etapa, ensaios teatrais baseados no teatro do oprimido, e escritas de roteiros dramatúrgicos, numa proposta colaborativa. Para incorporar a experimentação em química aos ensaios teatrais, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática e, após análise de conteúdo, foram selecionados, as categorias, materiais e reagentes de fácil acesso, procedimentos de fácil execução e com baixos riscos de acidentes e fácil tratamento dos resíduos químicos gerados. Na segunda parte identificou-se: a) as crenças dos licenciandos na utilização do TC aliado a experimentação para formação inicial de professores de química; b) a influência do TC aliado à experimentação na aprendizagem de conceitos químicos de alunos do ensino médio que assistiram aos espetáculos; c) as razões para o uso ou não do TC aliado à experimentação por professores de química que participaram dos grupos de TC e hoje atuam em sala de aula. Nesse estudo foram utilizados questionários e entrevistas, compostos, respectivamente, por uma escala de Likert e questões abertas. Os dados quantitativos foram analisados por meios da estatística clássica, usando como medidas de centralidade a média, o argumento de concordância e o desvio médio. Os dados qualitativos foram abordados segundo a análise de conteúdo, com categorias que emergiram da leitura das respostas. Dessas análises concluiu-se que os licenciandos têm uma visão positiva na utilização do teatro científico para divulgação da química, para utilização na aprendizagem de conceitos químicos, de saberes pedagógicos e disciplinares, assim como para formar estratégia de promoção à pesquisa e a extensão na Universidade. Eles creditam melhorias na sua formação inicial à utilização do teatro científico aliado a experimentação. O TC oferece motivação para construção do pensamento conceitual de maneira informal de comunicação da química, permitindo que o aluno amplie seus conhecimentos, favorecendo não somente a abordagem fenomenológica, mas também a construção do conhecimento químico e a internalização dos conceitos científicos.
Abstract: In educational observed difficulty in train teachers to meet the medium and higher education needs, and one reason for this is the different experiences in the training of educators in relation to those found in the classroom. So often arise criticisms related to relevance and efficiency of degree courses, as regards the performance of its natural mission, which weakens the teacher training. Thus, improving the quality of education is very dependent on the initiatives of teachers, creating teaching alternatives to strengthen their performance in school. From this reflection, it is concluded that teacher training needs new educational proposals that qualify, and so can promote the formation of his students more adequately. Among the educational proposals as alternatives to initial teacher training may use the scientific theater (TC). Considering this possibility, this work has been proposed as investigate and discuss the influence of TC combined with experimentation in the initial training of future teachers in Chemistry who participate in the Groups Fanatics chemistry Theatre (UERN) and Chemistry on Stage (UFRN). Therefore, there was, in a first stage, theatrical essays based on the theater of the oppressed, and written dramaturgical scripts, a collaborative proposal. To incorporate experimentation in chemistry to theater rehearsals, there was a systematic literature search and after content analysis, were selected categories, materials and reagents easily accessible, easy procedures and implementation with low risk of accidents and easy care chemical waste. In the second part we identified: a) the beliefs of student teachers in the use of TC ally trial for initial training of chemistry teachers; b) the influence of TC ally to trial on learning of chemical concepts of high school students who attended the shows; c) the reasons for using or not TC ally to trial by chemistry teachers who participated in the TC group and currently work in the classroom. In this study, questionnaires and interviews were used, compounds, respectively, by a Likert scale and open questions. Quantitative data were analyzed by classical statistics the media, using as centrality measures the average, the concordance argument and the average deviation. Qualitative data were discussed according to content analysis, with categories that emerged from reading the answers. These analyzes concluded that the licensees have a positive view on the use of scientific theater for disclosure of the chemical for use in the learning of chemical concepts, pedagogical and disciplinary knowledge, and to form promotion strategy for research and extension at the University. They credit improvements in their initial training on the use of scientific theater combined with experimentation. The TC provides motivation for the construction of conceptual thinking in an informal way of chemical communication, allowing the student to expand their knowledge, not only favoring the phenomenological approach, but also the construction of chemical knowledge and the internalization of scientific concepts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20380
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