Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20592
Title: Um modelo de portfólio para gestão estratégica de compras hospitalares
Authors: Medeiros, Marlene
Keywords: Logística de suprimentos;Modelo de portfólio de compras;Compras hospitalares;Fuzzy-TOPSIS
Issue Date: 26-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Marlene. Um modelo de portfólio para gestão estratégica de compras hospitalares. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente estudo, baseado no modelo teórico de portfólio de compras proposto por Kraljic (1983), apresenta um modelo de portfólio de compras voltado para gestão de compras hospitalares, por meio da aplicação do método de decisão multicritério Fuzzy-TOPSIS. Para fins de exemplificação do método, a pesquisa foi aplicada em um Hospital de grande porte localizado em Natal/RN e teve como amostra doze itens de compras. Os itens foram avaliados pelo grupo de decisores nas dimensões de importância da compra e complexidade de fornecimento, sendo cada dimensão composta por quatro critérios. Por meio da utilização do método Fuzzy-TOPSIS e de regras de decisão, os itens foram classificados entre as categorias: estratégicos, gargalos, alavancagem e não-críticos. O resultado dessa etapa identificou três itens estratégicos, seis itens gargalos, um item de alavancagem e dois itens não-críticos. Para os três itens classificados como estratégicos, foi aplicado o método Fuzzy-TOPSIS visando a identificar o posicionamento estratégico do Hospital em relação aos fornecedores desses itens, a partir da avaliação das dimensões força do mercado fornecedor e força da empresa compradora, sendo cada uma composta por quatro critérios. Nessa etapa, foi identificada uma postura de balanceamento das forças. Conclui-se a efetividade da ferramenta de portfólio de compras para gestão hospitalar, proporcionando uma visão mais clara das características, inerentes ao processo de compras nesse contexto complexo. O método Fuzzy-TOPSIS apresentou-se como uma ferramenta flexível, capaz de lidar com problemas de classificação, gerando resultados satisfatórios e contribuindo para a tomada de decisão.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20592
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModeloPortfólioGestao_Medeiros_2014.pdf3.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.