Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20632
Title: | A produção audiovisual do #foramicarla: características da apropriação do vídeo nos movimentos sociais em rede |
Authors: | Souza, João Rodrigo Costa de |
Keywords: | #foramicarla;Midiatização;Movimentos sociais em rede;Apropriação;Videoativismo |
Issue Date: | 29-Jul-2014 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SOUZA, João Rodrigo Costa de. A produção audiovisual do #foramicarla: características da apropriação do vídeo nos movimentos sociais em rede. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
Portuguese Abstract: | Este trabalho se debruçou sobre a produção audiovisual das movimentações de protesto ocorridas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre maio e junho de 2011, denominadas #ForaMicarla. Objetivou-se caracterizar esta produção numa tentativa de responder o porquê e como eles lançaram mão do vídeo em suas ações, sob as hipóteses de que a midiatização e o acesso facilitado a estas tecnologias tinham a ver com suas opções. Lançou-se mão de procedimentos histórico-dialético e teoria fundamentada (Fragoso, Recuero e Amaral), a partir das técnicas de observação não-participante, aplicação de questionário e entrevistas em profundidade. Posicionou-se estas movimentações sociais em redes, na conceituação de Castells, dentro de uma perspectiva da contra-hegemonia como uma Mídia Radical (Downing), sendo um Audiovisual de Combate (Bustos). Esta mídia possui as características do Novo Protesto (Assis), inserido no contexto da midiatização da sociedade de Verón e Sodré. Tentou-se também identificar historicamente as origens do poder hegemônico e a estrutura oligárquica, coronelística e familiar que fundou o poder no Brasil, apropriando-se do conceito de Coronelismo Eletrônico de Lima e Lopes e Assistencialismo Midiático de Guareschi, Dias e Hartmann. Através dos dados obtidos houve a emersão das categorias para análise deste tipo de audiovisual. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20632 |
Appears in Collections: | PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JoaoRodrigoCostaDeSouza_DISSERT.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.