Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20686
Title: Perguntou o juiz ao tutor pela pessoa deste órfão: os magistrados na ordem sócio educacional do Seridó (século XIX)
Authors: Coelho, Maria da Conceição Guilherme
Keywords: Magistrados;Tutores;Órfãos;Educação;Famílias;Inventários;Auto de contas
Issue Date: 26-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COELHO, Maria da Conceição Guilherme. Perguntou o juiz ao tutor pela pessoa deste órfão: os magistrados na ordem sócio educacional do Seridó (século XIX). 2012. 148f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como escopo a análise da presença da justiça, personificado nos juízes de órfãos, no incentivo, orientação e guarda dos menores herdeiros da Povoação de Currais Novos, do Seridó norte-riograndense, principalmente no que tange à educação no século XIX. Busca-se a abrangência e significado da atuação dos juízes na educação e de suas práticas, considerando que tal figura tinha um poder que ia além de sua função meramente, mas exercia um papel político, responsabilizando-se pela guarda e proteção dos bens deixados pelas famílias do período Imperial. O estudo debruça-se sobre o conjunto de documentos cartoriais, inventários, partilhas, auto de contas e despachos, pertencente ao Fórum da Comarca de Currais Novos, no período compreendido entre os anos de 1822 a 1829. Por fim, a conclusão demonstra como os juízes controlavam a educação dos órfãos, através dos tutores, e utilizavam-se, para tal fim, dos autos de conta como um mecanismo processual e documental de sua atividade jurisdicional.
Abstract: This work has the objective to analyze the presence of justice, embodied in the orphans of judges, the encouragement, guidance and custody of minor heirs of the Village of Currais Novos, the area called Seridó of Rio Grande do Norte, especially with regard to education in the century XIX. Aims the meaning of the performance of judges in education and their practices, whereas this figure had a power that went beyond its mere function, but played a political role, taking responsibility for guarding and protection of property left by families of the Imperial period. The study focuses on the set of notary offices documents, inventories, sharing, self accounts and orders, belonging to the District of Currais Novos Forum in the period between the years 1822 to 1829. Finally, the conclusion demonstrates how Judges controlled the education of orphans, through tutors, and it is used for this purpose, the account acts as a procedural mechanism and documentary of its judicial activity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20686
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerguntouJuizTutor_Coelho_2012.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.