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dc.contributor.advisorCesetti, Durval da Nóbrega-
dc.contributor.authorPinheiro, Natalia Cristina-
dc.date.accessioned2016-07-19T20:19:20Z-
dc.date.available2016-07-19T20:19:20Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Natalia Cristina. Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20982-
dc.description.abstractThis work is to identify and classify extended techniques on acoustic bass. The main purpose of this classification is to provide the bass better understanding and practice these techniques. For this, we carried out a literature review, it was noted that, in academia, this topic is new and understanding for some musicians is still complex and nebulous. To assist in the difficulties of the bass player, the extended techniques were divided into two parts, proposing different approaches. The first part proposes the experimentation and exploration of conventional and unconventional techniques from other instruments on acoustic bass. The second seeks to identify and rank the extended techniques, showing excerpts from the solo instrument repertoire compositions. On each, there are still referenced authors and their contributions to the instrumental practice these techniques. In both categories of classification procedures were presented to be adopted by the bass player for the implementation of those techniques, as well as suggestions for their study. Among the main results, it was found that through the proposed classification of these techniques, one can incorporate new resources to technical universe and timbre of the instrument. Lastly, it was found a creation of a composition performed by interaction between composer and performer, containing new extended techniques or extended techniques not found in the instrument's contemporary soloist repertoire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContrabaixo acústicopt_BR
dc.subjectTécnicas estendidaspt_BR
dc.subjectClassificação de técnicaspt_BR
dc.titleClassificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústicopt_BR
dc.title.alternativeClassification of techniques extended on the acoustic double basspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9771327026761390-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6872751996178006-
dc.contributor.referees1Lima, Agostinho Jorge de-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613881824330110-
dc.contributor.referees2Ray, Sônia-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em identificar e classificar as técnicas estendidas no contrabaixo acústico. O principal objetivo dessa categorização é proporcionar ao contrabaixista uma melhor compreensão e prática dessas técnicas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pois foi observado que, no meio acadêmico, este tema é novo e seu entendimento para alguns músicos ainda é complexo e nebuloso. No intuito de auxiliar nas dificuldades do contrabaixista, as técnicas estendidas foram divididas em duas partes, propondo abordagens diferentes. A primeira traz a experimentação e exploração de técnicas convencionais e não convencionais de outros instrumentos no contrabaixo acústico. A segunda busca identificar e classificar as técnicas estendidas, demostrando trechos de composições do repertório solista do instrumento. Nelas, ainda são referenciados autores e suas contribuições para a prática instrumental dessas técnicas. Nas duas categorias de classificação, foram apresentados procedimentos a serem adotados pelo contrabaixista para a execução das referidas técnicas, assim como sugestões para seu estudo. Dentre os resultados principais, verificou-se que, por meio da proposta de classificação destas técnicas, podem-se incorporar novos recursos ao universo técnico e timbrístico deste instrumento. Por fim, constatou-se a criação de uma composição realizada por meio da interação entre compositor e intérprete, contendo novas técnicas estendidas ou técnicas estendidas não encontradas no repertório contemporâneo solista do instrumento.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
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