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Title: Discussão sobre o livro didático na educação física a partir da proposta do estado do Paraná e da cidade de João Pessoa
Authors: Carlos, Camila Ursulla Batista
Keywords: Educação física escolar;Livro didático;Sistemas públicos de ensino
Issue Date: 26-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARLOS, Camila Ursulla Batista. Discussão sobre o livro didático na educação física a partir da proposta do estado do Paraná e da cidade de João Pessoa. 2016. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: No cotidiano escolar, comumente utilizado em vãrios axnponen:es curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar os professores e professoras na prática pedagógica. Tal recurso. utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Como o interesse dessa pesquisa se situa na educação pública, buscamos fazer um recorte das publicações nesse âmbito educacional. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para o referido componente, destinado tanto ao uso do professor quanto do aluno, encontra-se em sua 2a edição, em circulação desde 2006. Uma iniciativa similar encontrada em outra região do país, no nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba, disponibilizada desde o ano de 2012. Apesar de ser um tipo de publicação recente, pouco difundida e ainda polêmica para a área, faz-se necessário investigar o que está em circulação. A seleção destas também foi respaldada pela sua disponibilidade online, além de serem frutos da construção coletiva entre docentes dos respectivos sistemas de ensino - a partir de formações continuadas - e contribuição de professores que atuam no Ensino Superior. O trabalho materializa-se com o objetivo principal de analisar livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar de dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras, seus conteúdos, objetivos, metodologia, e métodos de avaliação. Para aprofundar o campo de investigação, têm-se as seguintes questões de estudo: A) Como se configuram os livros didáticos de Educação Física escolar nos sistemas públicos de ensino? B) Como se estruturam em relação aos conteúdos da Educação Física escolar? C) Quais as fragilidades e avanços das obras? Esta pesquisa caracteriza-se com o caráter qualitativo, e se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Para o debate das obras foram definidas categorias de análises, a saber: Matriz teórica, Objetivo da Educação Física na escola, Conteúdos, Metodologia, e Avaliação. Com especificidades, as categorias foram discutidas para cada livro. Conclui-se que a importância das obras para os docentes que trabalham no chão da escola é significativa, na perspectiva de referencia para pensar os conteúdos a serem discutidos e vivenciados nas aulas de Educação Física de forma real e possível. Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.
Abstract: During school life the textbook, which is commonly used in various curriculum components, appears as one of the possible materials to help teachers in pedagogical practice. Such tool, used by teachers and students, allows a connection of what should be the agenda in the educational relations, by proposing activities and texts that guide discussions, experiences and research. As the focus of this research lies in public education, we seek to make a study of the publications in the area of education. The state of Paraná was the pioneer in the production of a public textbook, aimed to be used by both teachers and students, which is in its 2nd edition and being issued since 2006. A similar initiative can be found in the northeast region of the country, where the publication of the Public Book of the city of João Pessoa, capital of Paraíba, is available since 2012. Despite being a new kind of publication, little known and still controversial to the area, it is necessary to investigate what is being issued in the market. The selection of these publications were also supported by their online availability, and are the result of collective construction between teachers of different levels of the educational system - from elementary school to higher education. The work has the main objective of analyzing textbooks for the teaching of physical education in two public school systems, which include different and representative levels of education for the professional area, considering the settings of books, their contents, objectives, methodology, and evaluation methods. To deepen the field of research, it was regarded the following questions in the study: A) How do we configure the textbooks of Physical Education in public education systems? B) How are they structured when we consider the contents of school physical education? C) What are the weaknesses and the progress of the textbooks? This research is characterized by the study of qualitative aspects, and yields the discussions from the content analysis proposed by Bardin. For the discussion of the work analysis, it was defined categories, namely: Theoretical Matrix, Purpose of Physical Education at School, Contents, Methodology and Evaluation. With specifics, the categories were discussed for each book. In conclusion, the importance of work for teachers who work in the school ground is significant, in reference perspective to think about the contents to be discussed and experienced in physical education classes of real and possible. By having the feature of available online can serve as material for other teachers of other education systems, not limited to one geographical area that was first thought and writing. In addition , these works may be a reference to other public systems of education to build their own textbooks establishing relationships between training agencies and teachers who live the reality of the school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21309
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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