Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21774
Title: Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes
Authors: Sena, Maria de Fátima Alves de
Keywords: Dança;Curso técnico;Profissionalização
Issue Date: 27-Jul-2016
Citation: SENA, Maria de Fátima Alves de. Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da abordagem da análise de conteúdo. Teve como objeto de estudo o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar dessa forma, a pesquisa, e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa, alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas técnicas de dança são locais de formação, propõe-se neste trabalho, apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes), bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino profissionalizante. Dispõe-se ainda a compreender como se constituiu a criação do CENA, com foco no contexto social, político e cultural do Estado no sentido de refletir sobre o processo de formação dos discentes no que se refere ao método ensino e aprendizagem, as concepções de dança e pedagógica do curso referendado, bem como seu projeto artístico.
Abstract: The history of the Technical level dance education in Brazil is recent. It has begun in the 1960s and one of the first examples is the School of Theater and Dance of Pará. It is worth mentioning that these schools are linked at its inception to the ideals of the Technical School in Brazil dating from the 1900s which were focused in professionalizing citizens. The research is descriptive qualitative under the bias of the approach to content analysis. It had as object of study was Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). By using this method of research and in order to apply it, we undressed ourselves of an attitude supported by a rational and linear logic. For the production of research data some procedures were used, such as: literature review, documentary research, living memory sources, interviews for data collection and discussion of data collection. Based on the understanding that the technical dance schools are artistic training places we proposed in this research to present, to discuss and to analyze the Technical Course of Rio Grande do Norte State Dance, as well as its goals and artistic / pedagogical project as professional education. If it has still to understand how it was the creation of the CENA , focusing on social, political and cultural state in order to reflect on the process of formation of the students as regards the method teaching and learning, the dance concepts and pedagogic countersigned course as well as its artistic design.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21774
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaDeFatimaAlvesDeSena_DISSERT.pdf3.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.