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Title: O currículo da EJA em uma escola de assentamento: diálogos, saberes e vivências
Authors: Silva, Divoene Pereira Cruz
Keywords: Currículo;Práticas pedagógicas;Saberes e vivências;Educação de jovens e adultos
Issue Date: 22-Aug-2016
Citation: SILVA, Divoene Pereira Cruz. O currículo da EJA em uma escola de assentamento: diálogos, saberes e vivências. 2016. 159f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A presente tese trata do Currículo a partir das Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir da investigação de como nestas se articulam os saberes e vivências dos professores assentados - que atuam em uma escola pública municipal, a partir de sua formação política/educacional no MST. Esta ação, em um assentamento em Florânia/RN, fundamenta-se na Pesquisa Colaborativa de caráter interpretativo/reflexivo, na qual os professores da EJA fazem uma reflexão das conceituações e concepções inscritas nos referenciais curriculares, reconstruindo conceitos e sua identidade profissional como professores de EJA do campo. Ao partir do pressuposto da existência de duas lógicas que influenciam e orientam a configuração curricular na EJA da Escola Municipal Francisca Leonísia Cruz uma encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e outra advinda do movimento social (MST) - com dinâmicas e propostas políticas diferenciadas, a partir de seus fundamentadas nos direitos sociais dos homens e das mulheres campesinas, buscamos compreender as tensões e dilemas dos professores com suas crenças e valores contraditórios na construção de uma proposta curricular. Os impasses nos referenciais curriculares, com princípios e modelagens em disputa, possibilitam o repensar de uma proposição curricular que busque contemplar as necessidades dos jovens e adultos assentados em um espaço da escola pública.
Abstract: This paper deals with curriculum based on the Pedagogical Practices of Young and Adult Education-EJA, which has as its point of departure the analysis of how knowledge and experience of the established teachers acting in a municipal school interconnect themselves taking into consideration their educational-political formation. This action, spent in a rural settlement in Florânia/RN, gets support on a Collab orative Investigation of interpretative/reflective character in which EJA teachers think over conceptions and concepts inscribed in curriculum references rebuilding conceptions concerning their personal identities as EJA rural teachers. We take as guideway the presupposition of two logics influencing the curriculum configuration inside EJA Francisca Leonísia Cruz Municipal School. On the one hand, the one directed by Education Municipal Department (SME); on the other hand, that other brought about by a social movement (MST), each one based on conflicting political proposals nourished on its own human social right conceptions developed by rural men and women. This work tries to comprehend the tensions and dilemmas of these teachers, their contradictory believes and values put together in the construction of a curriculum proposal. The deadlock faced in the curriculum referential, where principles and models are in dispute, permit to think over a curriculum proposal capable of meeting the exigencies of young and adult students established in a certain space of the public school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21816
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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