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dc.contributor.advisorHuitle, Carlos Alberto Martinez-
dc.contributor.authorChagas, Mariela Mendonça das-
dc.date.accessioned2017-02-02T16:37:15Z-
dc.date.available2017-02-02T16:37:15Z-
dc.date.issued2014-09-15-
dc.identifier.citationCHAGAS, Mariela Mendonça das. Avaliação dos teores de enxofre em amostras de óleo diesel nas redes de distribuição de combustíveis na cidade de Natal/RN. 2014. 65f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia De Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21857-
dc.description.abstractA emissão de compostos sulfurados pela queima de derivados do petróleo tem sido o foco de muitas pesquisas e preocupações pelo mundo. Esta situação resultou em leis mais rigorosas quanto à emissão de poluentes automotivos, principalmente em relação à redução na emissão de enxofre. Por estes e outros motivos, um dos meios de quantificar com um alto valor de certeza é através de métodos validados e com rastreavel controle de qualidade. Na validação da metodologia para determinação de enxofre por fluorescência na região do Ultravioleta foi utilizado a norma vigente da técnica, a ASTM D5453, no equipamento ANTEK 9000NS, onde utilizamos amostras de Diesel S10, comercializados em postos combustíveis da área metropolitana da cidade de Natal, RN. Foi utilizado material de referência certificado para a validação e construção da curva para a leitura das amostras coletadas. O método após validado apresentou um limite de detecção de 0,000708 mg/L, um limite de quantificação de 0,002359 mg/L e um coeficiente de determinação da curva de R20,9976. Foram feitos os testes de adição de padrão apresentando recuperação de 98,46%. Os testes mostraram que o método é robusto, seletivo e confiável para a determinação de enxofre podendo ser aplicado nas amostras de Diesel S10.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectEnxofrept_BR
dc.subjectFluorescência na região do Ultravioletapt_BR
dc.subjectControle de Qualidadept_BR
dc.titleAvaliação dos teores de enxofre em amostras de óleo diesel nas redes de distribuição de combustíveis na cidade de Natal/RNpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Silva, Djalma Ribeiro da-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Cunha, Jardel Dantas da-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Dantas, Tereza Neuma de Castro-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoA emissão de compostos sulfurados pela queima de derivados do petróleo tem sido o foco de muitas pesquisas e preocupações pelo mundo. Esta situação resultou em leis mais rigorosas quanto à emissão de poluentes automotivos, principalmente em relação à redução na emissão de enxofre. Por estes e outros motivos, um dos meios de quantificar com um alto valor de certeza é através de métodos validados e com rastreavel controle de qualidade. Na validação da metodologia para determinação de enxofre por fluorescência na região do Ultravioleta foi utilizado a norma vigente da técnica, a ASTM D5453, no equipamento ANTEK 9000NS, onde utilizamos amostras de Diesel S10, comercializados em postos combustíveis da área metropolitana da cidade de Natal, RN. Foi utilizado material de referência certificado para a validação e construção da curva para a leitura das amostras coletadas. O método após validado apresentou um limite de detecção de 0,000708 mg/L, um limite de quantificação de 0,002359 mg/L e um coeficiente de determinação da curva de R20,9976. Foram feitos os testes de adição de padrão apresentando recuperação de 98,46%. Os testes mostraram que o método é robusto, seletivo e confiável para a determinação de enxofre podendo ser aplicado nas amostras de Diesel S10.pt_BR
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