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Título: O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo
Autor(es): Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
Orientador: Faria, Marilia Varella Bezerra de
Palavras-chave: Linguística aplicada;Diferença;Educação de Surdos;Complexos bilíngues de referência para surdos de Natal
Data do documento: 30-Jun-2015
Referência: OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa. O ser professor nos complexos bilíngues de referência para surdos de Natal: vozes em diálogo. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: No ano de 2010, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, realizou-se a implementação de um novo conceito institucional voltado para a educação de surdos, materializado nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS), formados por dez grupos de duas ou três escolas municipais, responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, passíveis de terem até 50% de seu alunado constituído por alunos surdos. Dada a alcunha “bilíngue” do projeto, têm grande importância para sua realização não apenas os profissionais especializados na educação de surdos (como instrutores e intérpretes de Libras), mas os professores de Língua Portuguesa dessas instituições. Nesta pesquisa, o objeto são as vozes sobre o ser professor nos Complexos Bilíngues de Referência para Surdos de Natal. Situados na área da Linguística Aplicada, temos por objetivo criar inteligibilidade sobre um problema social que tem a linguagem ocupando papel central, qual seja o ser professor nas instituições em questão. O corpus da pesquisa se constitui de onze textos redigidos por esses profissionais sobre sua atuação nas referidas instituições. A análise que realizamos se constrói sobre os três tópicos mais recorrentemente encontrados nos relatos, quais sejam a formação inicial e continuada, as experiências docentes e as relações institucionais que permeiam sua atuação. Sob uma perspectiva qualitativo-interpretativista, realizamos a leitura e a discussão dos dados tomando por base as concepções de linguagem e sujeito elaboradas pelo Círculo de Bakhtin; a noção de diferença dos Estudos Culturais; e as discussões sobre educação de surdos dos Estudos Surdos. Nas falas dos professores, é possível identificar a fluidez e multiplicidade de vozes que os atravessam. Em suas vozes se revelam as tensões existentes entre o discurso governamental da inclusão como perspectiva da Educação Especial e a realidade enfrentada pelos docentes. A despeito das diferenças que os constituem, seus discursos se tocam sobretudo no que diz respeito às insuficientes oportunidades de formação e às precárias condições de atuação, que têm repercussões diretas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.
Abstract: In 2010, in the city of Natal, Rio Grande do Norte, it was implemented a new institutional concept aimed at the education of deaf students, materialized in Bilingual Complexes of Reference for the Deaf (CBRS), which are ten groups of two or three municipal schools, responsible for Childhood Education and Elementary School, that may have up to 50% of their student body made up of deaf students. Because of the denomination "bilingual" on the project, not only specialized professionals in deaf education (as instructors and Sign Language interpreters), but the Portuguese teachers in these institutions have great importance for its realization. In this research, the object are the voices about being a teacher in the Bilingual Complexes of Reference for the Deaf in Natal. Situated in the area of Applied Linguistics, we aim to create intelligibility on a social problem that has language occupying central role, which is being a teacher in the institutions concerned. The corpus of the research is constituted of eleven texts written by these professionals about their performance in the Complexe’s institutions. The analysis we do is built on the three topics more recurrently found in the reports, which are the initial and continuous training, teaching experiences and the institutional aspects that permeate their performance. From a qualitative-interpretative perspective, we read and discuss the data building on the concepts of language and subject prepared by the Circle of Bakhtin; the notion of difference of Cultural Studies; and discussions about deaf education of Deaf Studies. In the speeches of teachers, it is possible to identify the fluidity and multiplicity of voices that cross them. Their voices reveal the tensions between the government discourse of inclusion as perspective of Special Education and the reality faced by teachers. Despite of the differences that constitute them, their speeches touch especially with regard to insufficient training opportunities and precarious conditions of work, which have direct impact on the teaching-learning process of deaf students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21966
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