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dc.contributor.advisorBrandão Neto, José-
dc.contributor.authorMoura, José Edson de-
dc.date.accessioned2017-02-17T20:27:42Z-
dc.date.available2017-02-17T20:27:42Z-
dc.date.issued2013-03-19-
dc.identifier.citationMOURA, José Edson de. A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares. 2013. 82f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22040-
dc.description.abstractZinc is an important micronutrient to human being and its deficiency among schoolchildren is deleterious to growth and development, immune competence, and cognitive function. However, the effect of zinc supplementation on cognitive function is still poorly understood. The purpose of our study was to evaluate the effect of oral zinc supplementation (5 mg Zn/d during 3 months) on Full Scale Intelligence Coefficient (FSIQ), Verbal Intelligence Quotient (VIQ), and Performance Intelligence Quotient (PIQ), using a Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III). We studied 36 schoolchildren, aged 6 and 9 years (7.8 ± 1.1). The tests were used in basal conditions before and after zinc supplementation. There was no difference in FSIQ by gender and age. Zinc improved VIQ, only in Information subtest (p = 0.009). But, its effects were more significant in relation to PIQ because improved the subtests Picture Completion, Picture Arrangement, Block Design and Object Assembly (p = 0.0001, for all subtests). In conclusion, zinc supplementation improved specific cognitive abilities, thereby positively influencing the academic performance of schoolchildren, even those without apparent marginal zinc deficiency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZincpt_BR
dc.subjectCognitive functionpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleA importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolarespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Almondes, Katie Moraes de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Bruno, Selma Sousa-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Alves, Nelson Torro-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Silva, Sérgio Leme da-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.description.resumoA nutrição tem sido considerada como um dos fatores relevantes para um bom crescimento e desenvolvimento em crianças e adolescentes. No cérebro, durante seu período de rápido crescimento, os micronutrientes tem apresentado um papel importante nos processos neurológicos, principalmente o zinco por ser um micronutriente essencial, que contribui para a formação da estrutura cerebral, para o desenvolvimento neuropsicológico e motor. Desta forma, esse micronutriente pode interferir nas funções cognitivas, tais como a memória, atenção, inteligência, linguagem, habilidades psicomotoras e funções emocionais. Considerando que a literatura apresenta relatos pouco esclarecedores sobre a relação entre o zinco e o desenvolvimento cognitivo, principalmente em escolares, este estudo avaliou por meio da aplicação de técnicas neuropsicológicas validadas (WISC II), o significativo papel da sua suplementação (5 mg/dia, durante 3 meses), na cognição em escolares com idade de 6 a 9 anos, sem déficit marginal de zinco. Os resultados mostraram que os escolares apresentaram melhores resultados após o período de suplementação, em habilidades neuropsicológicas especificas não verbal. Concluímos que a suplementação de zinco pode contribuir significativamente para o desempenho escolar. Estudos adicionais são necessários para esclarecer o impacto dessa suplementação em outra população e com amostra mais ampla e de preferência usando o experimento duplo cego.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
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