Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22142
Título: Intervenções realizadas em um hospital universitário para consolidação de sua autonomia administrativo-financeira e mudança do perfil assistencial
Autor(es): Dantas, Claudio Bezerra
Palavras-chave: Hospital Universitário;Contratualização
Data do documento: Ago-2008
Referência: DANTAS, C. B.. Intervenções realizadas em um hospital universitário para consolidação de sua autonomia administrativo-financeira e mudança do perfil assistencial.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE: CONTABILIDADE: CIÊNCIA A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO , 18., 2008, Gramado/RS. Anais eletrônico.... Gramado: CFC, 2008. Disponível em: http://www.congressocfc.org.br/hotsite/anais/artigos/499.pdf. Acesso: 06 mar. 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta as intervenções realizadas em um hospital universitário objetivando, principalmente, a conquista da autonomia administrativa e financeira deste hospital, como também a realização de mudança do seu perfil assistencial e, conseqüentemente, do modelo do tipo da assistência prestada. Exigências dos Ministérios da Educação e da Saúde tornaram absolutamente preciso a necessidade das intervenções para adequação do hospital aos parâmetros do processo de certificação que lhe dará o título de Hospital de Ensino e, em decorrência disso, o seu ingresso no novo modelo de financiamento desses hospitais: a Contratualização. As intervenções tiveram duas abordagens principais: a) aspectos econômico-financeiros: análise das origens e aplicações dos recursos, e b) mudança do modelo assistencial: atenção multi e interdisciplinar, regionalização, hierarquização e inserção do hospital em rede, a garantia de acesso à população e a humanização da assistência. Os resultados alcançados mostram que o hospital conseguiu um equilíbrio financeiro necessário a sua autonomia administrativa (esta ainda não alcançada). Também houve mudanças significativas no modelo assistencial, as quais tornaram o hospital referência especializada na assistência à saúde da criança e do adolescente, nos níveis ambulatorial e hospitalar, para todo o Estado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22142
Aparece nas coleções:CCSA - DEPAD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntervençõesRealizadasHospitalUniversitario.pdf190,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.