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Título: Uma abordagem culturalista de Kierkegaard: o existencialismo cristão e a verdade da subjetividade
Autor(es): Oliveira, Lauro Ericksen Cavalcanti de
Orientador: Erickson, Glenn Walter
Palavras-chave: Metafísica;Cristianismo;Existencialismo;Subjetividade;Culturalismo
Data do documento: 17-Nov-2016
Referência: OLIVEIRA, Lauro Ericksen Cavalcanti de. Uma abordagem culturalista de Kierkegaard: o existencialismo cristão e a verdade da subjetividade. 2016. 253f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Aborda o pensamento de Søren Kierkegaard em seus vários aspectos, eminentemente na questão da subjetividade e da verdade. Faz interconexões teóricas entre o pensamento de alguns autores contemporâneos como, Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein e as ideias de Kierkegaard. Destaca o caráter anti-metafísico do existencialismo cristão de Kierkegaard como uma posição teológica relevante para a compreensão da filosofia contemporânea atual. Objetiva, de modo mais geral, abordar a possibilidade de uma hermenêutica existencial centrada na subjetividade e como essa compreensão interna e sua relação com Deus fornece elementos formadores da verdade. Objetiva, de maneira mais específica, discorrer sobre a dialética hegeliana utilizada por Kierkegaard em oposição ao sistema conceitual de Hegel e as noções políticas e estéticas decorrentes; aprofundar a perspectiva culturalista dos estádios da vida em Kierkegaard; verificar a apropriação da influência kierkegaardiana em Heidegger e Wittgeinstein. Metodologicamente, recorre-se a uma revisão bibliográfica qualitativa das obras de Kierkegaard, fazendo análises comparativas com outros pensadores contemporâneos. Resulta em determinações pós-filosóficas de cunho subjetivista como forma de compreensão da realidade. Conclui que o estudo do pensamento kierkegaardiano não se resume apenas a um viés histórico de sua abordagem, contribuindo tal adensamento para uma melhor compreensão da realidade cultural hodierna sob um ponto de vista múltiplo e relativista.
Abstract: This work discuss the ideas of Søren Kierkegaard in many aspects, mainly positing the question of subjectivity and truth. It makes theoretical interconections between Kierkegaard’s thought and some contemporary thinkers, such as Martin Heidegger and Ludwig Wittgenstein. It points out the anti-metaphysical element of Kierkegaard’s Christian existentialism as a relevant theological position to contemporary philosophy. It aims, in general, to verify the possibility of a existential hermeneutic focused on subjectivity and how its internal comprehension and its relationship with God provide important elements to truth’s formation. It tries, in specific, to debate the Hegelian dialetic used by Kierkegaard in oposition to his rejection of a systematic and conceptual philosophy of Hegel. These ideas shall be discussed in order to state some possible political and aesthetical derivations of a non-conpectual and non-systematic way of thinking. It also gets deeper in Kierkegaard’s life stadiums and then verifies kierkegaardian influence or appropriation in Heidegger’s and Wittgestein’s works. Methodologically, it uses qualitative research to review Kierkegaard’s texts, and then it compares to other contemporary authors. It results in post-philosophical determinations of subjective order as a form of comprehension of reality. It concludes that the study of Kierkegaard’s work shall not be reduced only to an historical approach. This study should contribute to the enhacement of today’s cultural reality from a pluralistic and relativistic point of view.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22228
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