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dc.contributor.advisorElali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja-
dc.contributor.authorOliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de-
dc.date.accessioned2017-03-21T19:20:41Z-
dc.date.available2017-03-21T19:20:41Z-
dc.date.issued2016-07-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena Macêdo Andrade Neves de. O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN. 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22359-
dc.description.abstractCurrently the approach between the school and the local context in which it operates is discussed, based on the terminology 'school-community relationship.' Advocating the importance of considering the physical and social aspects of the school and the space where it is located, this dissertation explores the environmental perception to understanding the relationship between both, which involves the appreciation of the person's experience that explores the environment, involving information about the place and its representation. The participants were students of the 9th grade of elementary school from a public school located in the Guarapes, Natal-RN. Methodologically, research used a multimethod strategy, in three steps: 1) do a daily; 2) conducting individual interviews with the participants while walking in the neighborhood; 3) interviews, in order to return the results to the students. Participated in the first stage, 23 students, aged between 13 and 18 years, and in the second stage, 13 students among the ones who participated in the first stage. The result has exposed attractive elements from the neighborhood, located in the so-called "center", and segregated sections, in general located on periphery and associated with insecurity. The perception of the participants also showed that while public policy in the field of education indicate the importance of school-community relationship, students do not seem to recognize commonalities integration between them. It discusses the importance of urban planning bodies; and the role of schools in construction of understanding about the relationship investigated, and the lived realities, reflected in the very exercise of their citizenship.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectRelações pessoa-ambientept_BR
dc.subjectRelação escola-bairropt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleO olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RNpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8571449986477465-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3061713076071714-
dc.contributor.referees1Gurgel, Fernanda Fernandes-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7937881668378816-
dc.contributor.referees2Souza, Tatiana Noronha de-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518966402744565-
dc.description.resumoAtualmente a aproximação entre a escola e os contextos locais onde está inserida é discutida tendo como base a terminologia ‘relação escola–comunidade’. Defendendo-se a importância de considerar os aspectos físicos e sociais da escola e do bairro onde está situada, essa dissertação explora a percepção ambiental para a compreensão da relação entre ambos, o que envolve a valorização da experiência da pessoa que explora o ambiente, envolvendo informações sobre o local e sua representação. Foram selecionadas para o estudo turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal situada no bairro Guarapes, Natal-RN. Metodologicamente a investigação recorreu a uma estratégia multimétodos, desenvolvida em três etapas: 1) elaboração de diários (solicitou aos participantes desenharem mapas e produzirem textos com informações para alguém que não conhece o local; espaços frequentados durante um final de semana; espaços frequentados em um dia na semana); 2) realização de entrevistas individuais semi-estruturadas durante caminhada pelo bairro (esforço para o entendimento do cotidiano dos respondentes e aprofundamento dos dados provenientes da primeira etapa); 3) entrevistas coletivas, com a finalidade de devolutiva dos resultados aos estudantes e esclarecimento de questões em aberto. Participaram da primeira etapa, 23 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos, e da segunda etapa 13 dentre estes estudantes. O resultado expôs atrativos do bairro, geralmente localizados no chamado “centro”, e setores segregados, em geral situados na periferia e associados à insegurança. A percepção dos participantes também mostrou que, embora a políticas públicas no campo da educação indiquem a importância da relação escola-bairro, os estudantes não aparentam reconhecer aspectos comuns que indiquem a integração entre ambos. Discute-se a importância da atuação das instâncias urbanísticas sobre a área em estudo, e o papel da escola na formação do entendimento dos estudantes sobre o bairro e as realidades ali vivenciadas, com reflexos no próprio exercício de sua cidadania.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
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