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Título: A inserção na educação de jovens e adultos e a formação da identidade profissional docente: um estudo de caso
Autor(es): Cavalcanti, Israel Sharon Silveira
Orientador: Azevedo, Alessandro Augusto de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Identidade;Profissão docente
Data do documento: 29-Jul-2016
Referência: CAVALCANTI, Israel Sharon Silveira. A inserção na educação de jovens e adultos e a formação da identidade profissional docente: um estudo de caso. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A presente investigação apresenta como objeto de estudo a identidade profissional dos docentes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ferreira Itajubá, unidade escolar da cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Objetivamos por meio desta pesquisa, compreender a repercussão da imersão dos professores na modalidade de EJA, na formação de sua identidade profissional, fundamentado nos conceitos de identidade (GIDDENS, 2002; HALL, 2011; 2014; CASTELLS, 2008; BAUMAN, 2013) e profissão docente (TARDIF; LESSARD, 2012; ARROYO, 2000, 2006; PERRENOUD, 1997). Neste sentido, empregamos a metodologia da entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013; SILVA, 2002, 2006) nos dados coletados através de entrevistas semi-diretivas realizadas com os professores que atuavam nos níveis III e IV da modalidade, na referida escola. A análise do conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; BARDIN, 2011) conduziu a classificação dos dados em sete temas: formação, que trata da escolha da licenciatura como formação superior; porque ser professor, analisa os motivos que levaram à carreira profissional docente; chegada a EJA, que revela como os docentes se inseriram na modalidade; ser professor de EJA, que busca as significações dos professores no exercício profissional na modalidade; concepção de EJA, que apreende a visão pela qual os professores enxergam a Educação de Jovens e Adultos; a EJA ideal, voltada ao aspecto de uma modalidade idealizada pelos docentes; e o aluno da EJA, que revela a relação docente/discente. Os temas foram abarcados em duas categorias de análise, ingresso na docência e inserção na EJA. As categorias demonstraram, ao final da pesquisa, o conflito entre o pessoal e o profissional vivenciado pelos docentes, revelando que a sua inserção na modalidade de EJA contribuiu para o desvelamento do seu papel social enquanto educador e, através deste, a (re)afirmação da sua identidade profissional docente.
Abstract: This article aims to investigate the professional identity of the teachers of the Education of Young and Adults (EJA) at Ferreira Itajubá Municipal School, in Natal, the capital of Rio Grande do Norte. Through this research it is possible to comprehend the repercussion of teachers´ immersion in the EJA modality, the professional qualification, based on identity concepts (GIDDENS, 2002; HALL, 2011; 2014; CASTELLS, 2008; BAUMAN, 2013) and teaching (TARDIF; LESSARD, 2012; ARROYO, 2000, 2006; PERRENOUD, 1997). All the data was analysed by the methodology of the comprehensive interview. The data was collected by asking semi-open questions to the teachers who worked in the 3rd and 4th levels of this modality in this school. The content analysis (BOGDAN; BIKLEN, 1994; BARDIN, 2011) ranked data in seven topics: formation, which is related to the graduation choice; why to be a teacher, which analyzes the reasons that led to the teaching career; arrival at EJA, which reveals how teachers got into this modality; to be an EJA teacher, which search the meanings of the teachers in the profession; idea about EJA, which is related to how teachers see this modality, EJA dream, related to a modality idealized by the teachers; and the EJA student, which shows teachers and students relationship. The issues were addressed in two analysis categories: teaching admission and EJA insertion. In the end of the study, these categories showed the conflict between personal and professional spheres experienced by the teachers, revealing that EJA insertion has contributed to a social role unveiling as educator and reassert the identity as a teacher.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22406
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