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Título: A construção de sentido em textos multimodais: uma análise dos processos conceptuais a partir da leitura de charges sobre a Copa do Mundo 2014
Autor(es): Diniz, Emanuelle Pereira de Lima
Orientador: Costa, Marcos Antonio
Palavras-chave: Linguística cognitiva;Leitura de charges;Conceptualização
Data do documento: 2-Dez-2016
Referência: DINIZ, Emanuelle Pereira de Lima. A construção de sentido em textos multimodais: uma análise dos processos conceptuais a partir da leitura de charges sobre a Copa do Mundo 2014. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho fundamenta-se nos princípios teóricos da Linguística Cognitiva e tem como objetivo principal investigar como ocorrem os processos de conceptualização a partir das leituras de charges relacionadas à Copa do Mundo de Futebol 2014. Partindo da hipótese de que conceptualizar consiste em um processo mental que possibilita ordenar e dar sentido ao mundo por meio das experiências perceptuais e sociais de cada ser num determinado ambiente, faz-se necessário recorrer às noções de categorização (LAKOFF; JOHNSON, 1999), Modelos Cognitivos Idealizados – esquemas de imagem (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987), modelos proposicionais (LAKOFF, 1987) e modelos metonímicos e metafóricos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; FELTES, 2007) – e inferências (LAKOFF, 1993). Para a realização deste estudo, o corpus selecionado é composto por 15 (quinze) textos elaborados por alunos da 2ª série do Ensino Médio noturno de uma escola da rede pública estadual, situada em Natal/RN. Tendo em vista o referencial teórico e a natureza dos dados, adota-se a metodologia qualitativa (CASSEL; SYMON, 1994; GOLDENBERG, 1999) apoiada no paradigma da introspecção (TALMY, 2005), que parte das percepções individuais do pesquisador diante de um objeto a ser estudado. A partir da análise, atesta-se que a interação entre os elementos verbais e visuais dispostos nas charges atuam como guias de sentido e envolvem diversas percepções ancoradas nos saberes individuais e partilhados entre os alunos. Verifica-se ainda nas produções textuais que alguns alunos ultrapassam o entendimento das pistas fornecidas pelos textos multimodais, evidenciando a importância dos Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987) na fundamentação desta pesquisa. Dessa maneira, ratifica-se o pressuposto cognitivista de que a conceptualização e, consequentemente, a construção de inferências são atividades cognitivas complexas que envolvem experiências corpóreas e sociais.
Abstract: This study is based on the theoretical principles of Cognitive Linguistics and aims to investigate how conceptualization processes take place as students read cartoons related to the 2014 Football World Cup. Assuming that conceptualizing consist of mental processe that allow the organization and understanding of the world through each subject’s perceptual and social experiences in a particular environment, it is necessary to resort to categorization notions (LAKOFF; JOHNSON, 1999), Idealized Cognitive Models - imagetic schemes (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987), propositional models (LAKOFF, 1987) and metonymic and metaphoric models (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; FELTES, 2007) - and inferences (LAKOFF, 1993). For this study, the selected corpus is composed of fifteen (15) texts produced by 2nd grade students attending a night class in a public high school, located in Natal / RN. Given the theoretical framework and the nature of the data, a qualitative methodology is adopted (CASSEL; SYMON, 1994; GOLDENBERG, 1999) supported by introspection analysis (TALMY, 2005), departing from the researcher’s individual perceptions about an object to be studied. Based on the analysis, we verify that the interaction between verbal and visual elements arranged in cartoons act as guides in meaning making and involve different perceptions rooted in individual and shared knowledge among students. Moreover, the textual productions reveal that some students go beyond the understanding of the clues provided by the multimodal texts, highlighting the importance of Idealized Cognitive Models (LAKOFF, 1987) in the grounds of this research. Thus, it confirms the cognitivist assumption that the conceptualization and hence the construction of inferences are complex cognitive activities that involve embodied and social experiences.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22505
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