Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Assuncao Silva-
dc.contributor.authorMedeiros, Maria das Vitórias dos Santos-
dc.date.accessioned2017-04-18T16:56:55Z-
dc.date.available2017-04-18T16:56:55Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maria das Vitórias dos Santos. A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade. 2015. 251f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/cn) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - CNpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Pereira, Crigina Cibelle-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Galvao, Marise Adriana Mamede-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoA crescente presença da imagem nos textos vem despertando o interesse pelos estudos multimodais, haja vista que tem se constituído como um dos fatores que dificultam a leitura e a compreensão pelos alunos. Assim, nesse trabalho procuramos discutir algumas questões relacionadas ao estudo do texto multimodal no contexto da sala de aula do ensino fundamental, especificamente anúncio e propaganda. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do 8º ano para identificarmos qual a frequência dessa modalidade textual em seu dia a dia e qual a influência das imagens e das cores na construção de sentidos no texto. Essa sondagem mostrou-nos que a maioria dos alunos visualizavam frequentemente textos que são compostos pela linguagem verbal e visual. Com as informações levantadas e, considerando a importância do letramento verbo-visual, levantamos discussões a respeito do tema e apresentamos uma sequência didática que teve como objetivo contribuir para a formação de um leitor crítico, o qual analisa não apenas o código verbal, mas é capaz de identificar os sentidos presentes nos mais diferentes códigos semióticos. Para isso, usamos como aportes teóricos BAKTHIN (1992), OLIVEIRA (2001), KRESS (1988), HODGE E KRESS (1988) KRESS e VAN LEEUWEN (2001), entre outros. Essa pesquisa, portanto, pretende contribuir para a leitura e compreensão de textos multimodais na escola, procurando evitar uma prática pautada apenas na interpretação do código verbal. Desse modo buscamos ampliar um pouco mais a visão sobre a leitura e a produção desses gêneros usados ainda timidamente no ambiente escolar, refletindo sobre a importância da competência leitora tanto nos signos linguísticos verbais quanto nos diversos códigos semióticos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDasVitoriasDosSantosMedeiros_DISSERT.pdf76,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.