Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22741
Título: Processo para remoção de hidrocarbonetos pesados do gás natural via absorção
Autor(es): Gomes, Cicero Sena Moreira
Palavras-chave: Produção de Gás;Índice de Metano;Absorção;Saturação de Gás;Análise de Processos
Data do documento: 18-Jul-2014
Referência: GOMES, Cicero Sena Moreira.Processo para remoção de hidrocarbonetos pesados do gás natural via absorção. 2014. 120f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: A utilização do gás natural vem crescendo ano após ano em todo o mundo e também no Brasil. Verifica-se que nos últimos cinco anos o perfil de consumo de gás natural veicular ganhou um grande alcance e vários investimentos foram realizados nesta área. Na indústria do petróleo a utilização do gás natural para combustível no acionamento de motores já vem de longa data, e o mesmo é utilizado também para movimentar equipamentos, ou ainda, para gerar energia elétrica. Tais motores baseiam-se no ciclo motor de combustão Otto, que requer um gás natural com especificação bem definida, conferindo características antidetonantes necessárias ao desempenho de equipamentos com projetos baseados neste ciclo. Esta tese propõe a abordagem de aplicação de duas operações simples, ou seja , a absorção seguida por um flash para regenerar o solvente . Esta abordagem pode ser aplicada em áreas de produção remotas. Com base em simulações de processo e propriedades físico-químicas , álcool isooctílico foi selecionado como absorvente para esta análise. As medições de absorção de escala de laboratório são apresentadas usando um gás natural sintético e análise de cromatografia em linha. Também são descritos os resultados de cálculo de dados de equilíbrio líquido-vapor de alcanos e álcool através da equação Soave-Redlich-Kwong de estado (EoS) modificada com a função alfa e parâmetros da regra de mistura (van der Waals e UNIFAC). Com base nas medições e cálculos EoS foram fornecidas as curvas de operação e de equilíbrio. Uma série sistemática de simulações de absorção GN de espécies pesadas seguido por um regenerador solvente flash é apresentada e discutida. Apresenta-se também um piloto de absorção de gás set-up até 70 bars que é capaz de avaliar a escala e efeito da pressão. É, assim, demonstrado tanto experimental e computacionalmente que a abordagem proposta de absorção de espécies C5 + do GN é simples e viável para especificar o índice de metano do gás de combustão para aplicações remotas.
Abstract: A utilização do gás natural vem crescendo ano após ano em todo o mundo e também no Brasil. Verifica-se que nos últimos cinco anos o perfil de consumo de gás natural veicular ganhou um grande alcance e vários investimentos foram realizados nesta área. Na indústria do petróleo a utilização do gás natural para combustível no acionamento de motores já vem de longa data, e o mesmo é utilizado também para movimentar equipamentos, ou ainda, para gerar energia elétrica. Tais motores baseiam-se no ciclo motor de combustão Otto, que requer um gás natural com especificação bem definida, conferindo características antidetonantes necessárias ao desempenho de equipamentos com projetos baseados neste ciclo. Esta tese propõe a abordagem de aplicação de duas operações simples, ou seja , a absorção seguida por um flash para regenerar o solvente . Esta abordagem pode ser aplicada em áreas de produção remotas. Com base em simulações de processo e propriedades físico-químicas , álcool isooctílico foi selecionado como absorvente para esta análise. As medições de absorção de escala de laboratório são apresentadas usando um gás natural sintético e análise de cromatografia em linha. Também são descritos os resultados de cálculo de dados de equilíbrio líquido-vapor de alcanos e álcool através da equação Soave-Redlich-Kwong de estado (EoS) modificada com a função alfa e parâmetros da regra de mistura (van der Waals e UNIFAC). Com base nas medições e cálculos EoS foram fornecidas as curvas de operação e de equilíbrio. Uma série sistemática de simulações de absorção GN de espécies pesadas seguido por um regenerador solvente flash é apresentada e discutida. Apresenta-se também um piloto de absorção de gás set-up até 70 bars que é capaz de avaliar a escala e efeito da pressão. É, assim, demonstrado tanto experimental e computacionalmente que a abordagem proposta de absorção de espécies C5 + do GN é simples e viável para especificar o índice de metano do gás de combustão para aplicações remotas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22741
Aparece nas coleções:PPGEQ - Doutorado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CiceroSenaMoreiraGomes_TESE.pdf3.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.