Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22779
Título: Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Luanna Priscila da Silva
Orientador: Noronha, Claudianny Amorim
Palavras-chave: Escrita;Leitura;Práticas sociais;Letramento matemático
Data do documento: 30-Mar-2015
Referência: GOMES, Luanna Priscila da Silva. Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva caracterizar o letramento matemático a partir da análise de um projeto de letramento desenvolvido numa turma de 3º ano do ensino fundamental, assim como analisar as contribuições das práticas do projeto de letramento para o desenvolvimento da leitura e escrita em matemática. Baseados nos estudos de Kleiman (1995;2005), Street (2007), Oliveira (2008; 2010), Tinoco (2008) e Santos (2012) acerca dos estudos do letramento, realizamos um projeto denominado Educação no trânsito na qual a escrita é assinalada como modo de agir frente aos problemas ocasionados pelas obras de mobilidade urbana no município de Natal no primeiro semestre de 2014 e que afetaram diretamente os alunos da turma. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-investigador não é limitada à mera observação dos acontecimentos e sim como um participante ativo, intervindo, refletindo e transformando a realidade de acordo com a necessidade levantada ao longo do percurso. Mediante a análise do projeto concluímos que o letramento matemático pode ser especificado sob dois principais aspectos: o teórico-metodológico e os participantes. O aspecto teórico-metodológico inclui o perfil do planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação. Quanto aos participantes, o trabalho caracteriza o perfil dos alunos, professores e comunidade escolar. A compreensão dos fatores específicos do projeto de letramento matemático implica em uma prática de ensino-aprendizagem interdisciplinar, com foco na práxis do aluno, isto é, numa prática transformadora. Adotar essa perspectiva implica primeiramente entender a matemática e a língua portuguesa como complementares, em segundo plano, compreender que assim como a escrita em língua materna está presente em grande parte das interações, a escrita matemática também é necessária para agir socialmente. Nossas conclusões ainda apontam que na perspectiva do letramento matemático a ênfase deve estar no sentido do que se lê, sendo assim, é preciso ir além da codificação, decodificação ou resolução de algoritmos, de modo que o aluno possa proceder e significar seu procedimento, justificando-o.
Abstract: O presente trabalho objetiva caracterizar o letramento matemático a partir da análise de um projeto de letramento desenvolvido numa turma de 3º ano do ensino fundamental, assim como analisar as contribuições das práticas do projeto de letramento para o desenvolvimento da leitura e escrita em matemática. Baseados nos estudos de Kleiman (1995;2005), Street (2007), Oliveira (2008; 2010), Tinoco (2008) e Santos (2012) acerca dos estudos do letramento, realizamos um projeto denominado Educação no trânsito na qual a escrita é assinalada como modo de agir frente aos problemas ocasionados pelas obras de mobilidade urbana no município de Natal no primeiro semestre de 2014 e que afetaram diretamente os alunos da turma. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-investigador não é limitada à mera observação dos acontecimentos e sim como um participante ativo, intervindo, refletindo e transformando a realidade de acordo com a necessidade levantada ao longo do percurso. Mediante a análise do projeto concluímos que o letramento matemático pode ser especificado sob dois principais aspectos: o teórico-metodológico e os participantes. O aspecto teórico-metodológico inclui o perfil do planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação. Quanto aos participantes, o trabalho caracteriza o perfil dos alunos, professores e comunidade escolar. A compreensão dos fatores específicos do projeto de letramento matemático implica em uma prática de ensino-aprendizagem interdisciplinar, com foco na práxis do aluno, isto é, numa prática transformadora. Adotar essa perspectiva implica primeiramente entender a matemática e a língua portuguesa como complementares, em segundo plano, compreender que assim como a escrita em língua materna está presente em grande parte das interações, a escrita matemática também é necessária para agir socialmente. Nossas conclusões ainda apontam que na perspectiva do letramento matemático a ênfase deve estar no sentido do que se lê, sendo assim, é preciso ir além da codificação, decodificação ou resolução de algoritmos, de modo que o aluno possa proceder e significar seu procedimento, justificando-o.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22779
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuannaPriscilaDaSilvaGomes_DISSERT.pdf4,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.