Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22984
Título: Influência de protocolos adesivos simplificados na resistência ao cisalhamento de bráquetes ortodônticos
Autor(es): Miranda, Bruna Freire Salem de
Farias, Georgia
Borges, Boniek Castillo Dutra
Farias Neto, Arcelino
Santos, Alex Jose Souza dos
Cunha, Cláudia Tavares Machado
Palavras-chave: Ortodontia;Braquetes ortodônticos;Resistência ao cisalhamento.
Data do documento: 2013
Referência: MIRANDA, B. F. S. et al. Influência de protocolos adesivos simplificados na resistência ao cisalhamento de braquetes ortodônticos. UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde, v. 15, n. 1, p. 10-15, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro a resistência ao cisalhamento de bráquetes ortodônticos metálicos. Para isto, foram utilizados três sistemas de fixação: resina convencional ortodôntica Transbond XT- 3M ESPE, cimento resinoso Rely-X U100-3M e resina Flow Filtek Z350 XT-3M ESPE. Foram selecionados 30 dentes bovinos recém-extraídos, com esmalte, sem defeitos e sem manchas. Os dentes foram limpos individualmente e armazenados em solução de timol 0,5% em temperatura ambiente por sete dias. Logo após, foram divididos aleatoriamente em 3 grupos, cada um com 10 dentes. Foi realizada profilaxia e em seguida escolhida a área mais plana do dente para fazer o condicionamento com ácido fosfórico a 37%, aplicação do adesivo selecionado e colagem do bráquete ortodôntico com o sistema de fixação selecionado. Utilizou-se um aparelho de luz led Radii (SDI) para fotoativar o sistema de fixação durante o procedimento da colagem. Em seguida, os dentes foram submetidos ao teste de resistência ao cisalhamento, em uma máquina eletrônica de ensaios eletromecânicos SHIMADZU AG-I, (10KN), com velocidade de pressão de 0,5mm/min e carga de ruptura registrada em Megapascal (MPa). Os resultados foram submetidos a estatística, utilizando análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey ao nível de 5%de significância. Baseado nos resultados obtidos, os bráquetes apresentaram diferença adesiva de resistência ao cisalhamento. Pôde-se concluir que a resina ortodôntica transbond XT-3MESPE mostrou ser a mais resistente ao cisalhamento dos bráquetes ortodônticos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22984
ISSN: 2317-3998
Aparece nas coleções:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaProtocolosAdesivos_Miranda_2013.pdfwww.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/download/657/6281,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.