Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23514
Title: Modelagem física e simulação em nanopós e filmes finos magnéticos
Authors: Alves, Tibério Magno de Lima
Keywords: Histerese magnética;Filmes finos;Nanopós magnéticos;Modelagem e simulação;Rotação coerente;Anisotropia magnética;Cintura de vespa
Issue Date: 26-Jan-2017
Citation: ALVES, Tibério Magno de Lima. Modelagem física e simulação em nanopós e filmes finos magnéticos. 2017. 180f. Tese (Doutorado em Física) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As nanoestruturas magnéticas têm recebido grande atenção da comunidade acadêmica, não só devido às suas várias aplicações tecnológicas, mas também do ponto de vista de física básica, exibindo comportamentos, efeitos e propriedades de grande interesse. Neste contexto, podemos citar as propriedades magnéticas anisotrópicas dos filmes finos ferromagnéticos de FeCuNbSiB, dos nanopós de ferritas de cobalto com substituição Fe−Mn (Co1,2Fe1,8-xMnxO4) e também da própria ferrita de cobalto estequiométrica (CoFe2O4). Neste trabalho, desenvolvemos 3 modelos e sistemas numéricos baseados em rotação coerente da magnetização, um para cada amostra supracitada, no intuito de descrever e/ou quantificar tais efeitos anisotrópicos. Através dos processos de modelagem e simulação, constatamos que os filmes finos de FeCuNbSiB, produzidos pela técnica de magnetron sputtering, apresentaram uma formação de textura de eixos de anisotropia que pode ser modelada através de uma função distribuição estatística. Os cálculos numéricos aplicados em medidas longitudinais, transversais e polares da magnetização indicaram que, de fato, o mecanismo dominante na histerese magnética dos filmes finos estudados aqui é consistente com a rotação coerente da magnetização. As simulações indicaram que o comportamento de difícil saturação nas curvas de histerese magnética dos nanopós de Co1,2Fe1,8-xMnxO4, a baixa temperatura, pode ser modelado através de uma superposição de anisotropias cúbica e uniaxial [001] com configuração plano fácil, compatível com uma simetria tetragonal. O comportamento cintura de vespa nas curvas de histerese magnética do nanopó de CoFe2O4 pode ser atribuído aos efeitos das interações dipolares entre cristalitos que possuem uma anisotropia uniaxial plano fácil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23514
Appears in Collections:PPGFIS - Doutorado em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TiberioMagnoDeLimaAlves_TESE.pdf55,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.