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Title: Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
Authors: Santos, Jackson Douglas Vital dos
Keywords: Design de interface móvel;Design centrado no usuário;Design participativo;Motivação em ambientes organizacionais;Gamificação
Issue Date: 21-Apr-2017
Citation: SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.
Abstract: The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will contribute to the improvement of the activities of Superintendência de Informática (SINFO) at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assisting in its work processes, in the engagement and employee motivation. For that, the concept of gamification and the User- Centered Design and the Participatory Design approaches were used. Through interviews and the use of questionnaires, was investigated and identified the work processes of SINFO, the needs and problems of the employees. From this survey, brainstorming sessions were carried out with the purpose of obtaining from these professionals ideas, alternatives and solutions regarding the use of gamification elements in improving the organizational aspects of their activities. The result of these solutions served as a guideline in the creation of prototypes of application interfaces. The prototypes will be evaluated later, from a cooperative evaluation between those involved in the previous stages.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732
Appears in Collections:PPGD - Mestrado Profissional em Design

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