Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23839
Título: História da educação primária na Atenas Norte-Rio-Grandense: das escolas de primeiras letras ao Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (1829-1929)
Autor(es): Silva, Gilson Lopes da
Orientador: Paiva, Marlucia Menezes de
Palavras-chave: História da educação primária;Escolas de primeiras letras;Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia;Assú;Atenas Norte-rio-grandense
Data do documento: 23-Fev-2017
Referência: SILVA, Gilson Lopes da. História da educação primária na Atenas Norte-Rio-Grandense: das escolas de primeiras letras ao Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (1829-1929). 2017. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a importância da História da Educação Primária para a construção da identidade da cidade do Assú (RN) como Atenas Norte-rio-grandense. Dentro dessa proposição de trabalho, consideramos o movimento de interação que se estabelece entre as práticas culturais e literárias desenvolvidas na cidade e o processo de escolarização. No período estudado (1829-1929) destacamos a implantação das Escolas de Primeiras Letras, durante o regime imperial, e do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, no governo republicano, espaços de escolarização que remetem ao objeto de nossa pesquisa: a Educação Primária. Utilizamos como fontes jornais da época, documentos referentes às instituições educativas e obras de memorialistas como Francisco Amorim e Pedro Amorim que retratam o contexto socioeconômico, cultural, literário e educacional da cidade do Assú. Como procedimento metodológico, recorremos à investigação documental e bibliográfica no sentido de fundamentar a reconstituição do percurso histórico de nosso objeto de estudo. A orientação teórico metodológica ancora-se nas reflexões de Frago (1993), Magalhães (2004) e Saviani (2013). Esses teóricos desenvolveram respectivamente pesquisas sobre a história da alfabetização, a história das instituições educativas e a história das ideias pedagógicas, temas que apresentam uma relação direta com o nosso trabalho e que contribuíram com a própria forma como direcionamos as investigações sobre o objeto. A cidade do Assú, inicialmente chamada de Vila Nova da Princesa, está localizada no interior do Estado do Rio Grande do Norte e se desenvolveu a partir da colonização portuguesa na região. Além dos hábitos comportamentais, os colonizadores deixaram como herança as bases para um importante desenvolvimento cultural e literário que se evidencia na cidade a partir da segunda metade do século XIX com a circulação de jornais, a produção de poesias e textos diversos e o teatro, atividades que fizeram com que a cidade recebesse a cognominação de Atenas Norte-Rio-grandense. Aliado a isso, a economia local também se expande com a produção do algodão e a extração da cera de carnaúba. No campo educacional, é implantada na cidade uma Escola de Primeiras Letras masculina em 1829, por influência da Lei de 15 de outubro de 1827 durante os primeiros anos do regime imperial. Contando apenas com esse modelo de Educação Primária até as primeiras décadas do século XX, ele vai se mostrar significativo no processo de instrução elementar dos filhos da elite local que participam da vida cultural e literária da cidade. Com a instituição do governo republicano em 1889, desenvolvem-se novas ideias pedagógicas para a instrução primária no país com a implantação dos Grupos Escolares. Esse novo modelo foi instalado no Assú com a publicação em agosto de 1911 do Decreto n° 254 que autorizou a criação do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, inaugurado no dia 07 de setembro de 1911. Espaço que expressa uma forma moderna e inovadora de escolarização da Educação Primária, essa instituição também participou ativamente da vida cultural e literária da cidade do Assú por meio da atuação de alguns professores e dos próprios alunos com a produção de práticas que circulam no espaço interno e externo da instituição.
Abstract: The purpose of this dissertation is to analyze the importance of Primary Education in building the identity of the city of Assú (RN) as Athens North-Rio-Grandense. Within this work proposal, we considered the motion of interaction that is established between cultural and literary practices developed in the city and its schooling process. In the studied period (1829-1929) we highlight the implementation of the Schools of first letters during the imperial regime and the Lieutenant Colonel José Correia School Group, on the republican government, places of schooling which refer to the object of our research: Primary Education. Our sources used were: newspapers from the time, related documents to educational institutions and works of memorialists such as Francisco Amorim and Pedro Amorim who portray the socioeconomic, cultural, literary and educational context of the city of Assú. As a methodological procedure, we resorted to documentary and bibliographical research in order to base the reconstitution of the historical course of our object of study. The theoretical methodological orientation is anchored in the reflections of Frago (1993), Magalhães (2004) and Saviani (2013). These theorists respectively developed research on the history of literacy, the history of educational institutions and the history of pedagogical ideas, themes that have a direct relationship with our work and which contributed to the way in which we conduct research on the object. The city of Assú, originally called Vila Nova da Princesa, is located in the interior of the State of Rio Grande do Norte and has developed since Portuguese colonization in the region. In addition to the behavioral habits, these colonizers also left as an inheritance the bases for an important cultural and literary development that was evident in the city from the second half of the nineteenth century through the circulation of newspapers, the production of poetry and various texts and theater, practices that make the city receive the cognomenation of Athens North-Rio-Grandense. Allied to this, the local economy also expands with the production of cotton and the extraction of carnauba wax. In the educational field, a school of male first letters was implemented in the city in 1829, by influence of the October 15, 1827 Law during the first years of the imperial regime. Counting only on this model of primary education until the first decades of the twentieth century, it will prove significant in the process of elementary education of children of the local elite who participated in the cultural and literary life of the city. With the institution of the republican government in 1890, a new model of Primary Education appears in the country with the implementation of the school groups. This new model will be installed in Assú through Decree No. 254, authorizing the creation of the Lieutenant Colonel José Correia School Group, inaugurated on September 7, 1911. A space that expresses a modern and innovative form of primary education schooling, this institution will also actively participate in the cultural and literary life of the city of Assú through the performance of a few teachers and the students themselves with their production of practices that circulate inside and outside of the Institution.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23839
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilsonLopesDaSilva_DISSERT.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.