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Título: Rádio escolar: práticas e atitudes educomunicativas na constituição do sujeito
Autor(es): Silva, Edivanaldo Vicente da
Orientador: Gomes, Adriano Lopes
Palavras-chave: Educomunicação;Rádio escolar;Práticas educomunicativas;Comunicação;Cidadania
Data do documento: 18-Mai-2017
Referência: SILVA, Edivanaldo Vicente da. Rádio escolar: práticas e atitudes educomunicativas na constituição do sujeito. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O aparecimento da Educomunicação pode ser relacionado à luta pela democratização da educação e dos meios de comunicação massivos no Brasil nas últimas décadas do século XX. Nesse sentido, faz-nos refletir sobre a comunicação educativa enquanto diálogo, especialmente por diferenciar-se da transmissão de informação dos meios de comunicação de massa ao privilegiar os interlocutores, e principalmente, pelo processo de interação caracterizado por Bakhtin/Volochinov (2004; 2011) no campo dialógico e defendido por Freire (1985; 1988; 2004; 2005) no contexto educacional. Por esse direcionamento, esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educomunicativas durante a implantação da rádio escolar numa ONG - ADIC-RN – Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas e Cidadania do Rio Grande do Norte - e como os atores sociais envolvidos tornam-se sujeito ativo da própria comunicação em suas práticas cotidianas escolares e na sociedade. Na Metodologia, adotamos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, através de questionários, entrevistas e observação participante. Apoiamos nossa pesquisa nos construtos adotados pela inter-relação entre comunicação e educação autores como: Kaplún (1992; 1996;) Martin-Barbero (2006; 2014). Além dos processos de educomunicação, Soares (1999; 2000; 2011), Schaun (2002a; 2002b), Citelli (2000; 2001; 2011), Cossani (2012), e outros fomentados pela ampliação da comunicação no ecossistema do espaço educativo ao estimular habilidades a partir do rádio, considerando a importância desse meio para a formação da cidadania os resultados nos apontaram que os estudos da Educação e da Comunicação produzida nos setores da educação informal, vêm contribuindo para a aprendizagem na constituição do sujeito reflexivo por meio das atitudes do Educomunicador.
Abstract: The appearance of educommunication can be related to the struggle for the democratization of education and the mass media in Brazil in the last decades of the twentieth century. In this sense, makes us reflect on the educational communication as dialogue, especially differentiate the transmission of information from mass media to focus the parties, and especially the interaction process characterized by Bakhtin / Voloshinov (2004; 2011 ) in dialogic field and defended by Freire (1985; 1988; 2004; 2005) in the educational context. For this direction, this research has as study object the educomunicativas practices for the implementation of school radio in NGO - ADIC-RN - Association for the Development of Initiatives and Citizenship of Rio Grande do Norte - and how the actors involved become active subject of communication itself in their school daily practices and society. In the methodology, we adopted a qualitative research of the ethnographic type, through questionnaires, interviews and participant observation. We support our research in the constructs adopted by the interrelationship between communication and education authors such us: Kaplun (1992; 1996;) Martin-Barbero (2006; 2014); In addition to the educational communication processes, Soares (1999; 2000; 2011), Schaun (2002a; 2002b), Citelli (2000; 2001; 2011), Cossani (2012), and others promoted by the communication expansion in the ecosystem of the educational space to encourage skills from the radio, considering the importance of this medium for the formation of citizenship the results pointed us that the studies of Education and Communication produced in the sectors of informal education, have been contributing to the learning in the constitution of the reflective subject through the attitudes of the Educommunicator.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24722
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