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Title: Entrelaçando redes e tramas: a importância das práticas educativas na participação social e política das mulheres
Authors: Santos, Carine de Jesus
Keywords: Economia solidária;Educação não-formal;Desenvolvimento;Redes;Divisão sexual do trabalho
Issue Date: 24-Apr-2017
Citation: SANTOS, Carine de Jesus. Entrelaçando redes e tramas: a importância das práticas educativas na participação social e política das mulheres. 2017. 132f. Dissertação (Mestrado e Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho é um estudo de caso que tem como objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no campo da educação não formal, junto a mulheres rurais que compõem grupos produtivos articulados na Rede Xique Xique de Comercialização, apoiados pelo projeto Rede de Economia Solidária e Feminista. Este projeto foi executado nacionalmente em nove Estados do Brasil e, no Rio Grande do Norte, apoiou quinze grupos de mulheres, nas regiões do Mato Grande e Açu-Mossoró, nos municípios de São Miguel do Gostoso, Mossoró, Grossos, Tibau e Baraúnas. A pesquisa buscou verificar se a participação das mulheres nos processos formativos pode contribuir para a construção da sua autonomia econômica e política e na construção da sua condição de agente nos espaços onde estão inseridas. A discussão teórica está fundamentada nas categorias educação não formal, economia solidária, redes e o desenvolvimento como liberdade a partir das reflexões feitas por Gohn, Paul Singer, Euclides Mance e Amartya Sen, respectivamente. A pesquisa envolveu trabalho de campo em que foram entrevistadas 11 mulheres dos grupos, incluindo duas lideranças, uma entrevista com a articuladora local do núcleo agroecológico da Rede Xique Xique de São Miguel do Gostoso e uma entrevista com uma técnica colaboradora da Rede Xique Xique. Além das entrevistas, foram realizadas visitas aos grupos produtivos, visitas às feiras onde estes comercializam a produção bem como a participação em reuniões, seminários, encontros e oficinas promovidos pela Rede Xique Xique e instituições parceiras. Também se utilizou pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa demonstrou que a partir dos aprendizados gerados nas vivências, mulheres conseguem construir e valorizar sua liberdade, criando formas de apoio e fortalecimento mútuo, destacando a importância do acesso à informações e conhecimentos que lhe propiciam estabelecer novos parâmetros em suas relações sociais, bem como descobrirem-se/assumirem-se como sujeitos de suas próprias histórias.
Abstract: The present work is a case study whose objective is to analyze educational practices developed in the field of non formal education, into productive groups of rural women who belong the Xique Xique Network of Marketing, supported by the Network of Solidary and Feminist Economy. This project was executed nationally in nine states of Brazil and in Rio Grande do Norte it supported fifteen women's groups, located in the territories of Mato Grande and Açú-Mossoró, in the municipalities of São Miguel do Gostoso, Mossoró, Grossos, Tibau and Baraúnas. The research aims to verify if the participation of women in the formative processes can help to the construction and development of their economic and political autonomy and the appropriation of the condition of agent in the spaces where they are included. The theoretical discussion is better-found in the categories of non-formal education, solidarity economy, networks and development as freedom based on the reflections made by Coombs, Trilla, Gohn, Paul Singer, Euclides Mance and Amartya Sen, respectively. For data collection, there were eleven individual interviews with the women of the groups, including two leaders, an interview with the local coordinator of the agrochemical nucleus of the Xique Xique Network of São Miguel do Gostoso and an interview with a collaborating technique of the Network Xique Xique. In addition to the interviews were carried out visits to the production groups, visits fairs, participation in meetings, seminars, workshops promoted by the Xique Xique Network or partner institutions. Bibliographical and documentary research was also used. The interviews were transcribed and categorized according to the presented objectives to analyze the data. The research demonstrated that based on the learning generated in the experiences, women can build and value their freedom, creating forms of mutual support and strengthening among them, underscored the importance of access to information and knowledge that allows them to establish new parameters in their social relations, as well as discovering themselves / taken on themselves as subjects of their own stories.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24849
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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