Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24880
Title: | Mapeamento sentimento-emocional da obra Cinzas ao solo: urdiduras de uma criação em dança |
Authors: | Oliveira, Alexandre Araújo de |
Advisor: | Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
Keywords: | Emoção;Sentimentos;Processualidade;Criação em dança;Cinzas ao solo |
Issue Date: | 23-Feb-2017 |
Citation: | OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. Mapeamento sentimento-emocional da obra Cinzas ao solo: urdiduras de uma criação em dança. 2017. 101f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
Portuguese Abstract: | O texto ora apresentado é resultado de uma pesquisa de cunho teórico-prático A partir da discussão recorrente da atuação das emoções e suas expressões no âmbito da dança cênica ocidental, sobretudo, na contemporaneidade, traz à tona conceitos advindos das ciências cognitivas sobre emoção, sentimento, e sentimentos emocionais, abordados por estudiosos como António Damásio (2011) e Paul Ekman (2011). Tem por objetivo apontar como o entendimento proposto por esses autores pode configurar a construção de obras de dança contemporânea e discutir possìveis ferramentas de recuperação de estados emocionais para a performance da obra investigada por meio de mapeamentos dos sentimentos de emoções. Esta pesquisa tem como metodologia a análise qualitativa e processual da criação do Cinzas ao Solo, obra solìstica apresentada pelo autor. O texto está disposto da seguinte maneira: um primeiro capìtulo introdutório ao tema das emoções e sentimentos tratados nas artes da cena, mais especificamente na dança, com base nos olhares lançados às próprias emoções e sentimentos por pesquisadores das ciências da mente. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa: A investigação no modo como as emoções e não somente suas expressões operaram em um processo de criação em dança. Logo, é exposto o caminho metodológico que percorremos ao longo do escrito para, só então, serem anunciados os conceitos de emoções e sentimentos de modo mais aprofundados e já operacionalizados no capìtulo II. No último capìtulo é descrito como o jogo das emoções se deu durante a criação da obra Cinzas ao Solo, o que compreende os momentos de Respiro, que são os instantes finais nos quais há as apresentações públicas da obra em estudo. Por fim, trazemos as considerações finais, tecidas junto a reflexão gerada pela totalidade da experiência da pesquisa artìstico-acadêmico. Nosso desejo é que esse trajeto escrito possa contribuir para o laborar e refletir de outros artistas, uma vez que tentamos, durante o percurso investigativo, destramar alguns dos aspectos que consideramos mais importantes na feitura da dança cênica: as emoções e os sentimentos. o percurso analìtico e reflexivo da urdidura da peça nos mostrou que as ferramentas de mapeamento sentimento-emocional se mostraram eficazes ao performar do bailarino. os estados de ânimo conseguiram ser recuperados, atualizados no presente para um viver-dança inteiro e presentificado, que favorece o velejar nas paisagens infindáveis da criação. |
Abstract: | The text presented here is the result of the theoretical-practical research of a master's thesis with the title Sentiment-Emotional Mapping of the Ashes to the Ground work: warps of a creation in dance. From the recurrent discussion of the performance of the emotions and their expressions in the Western scene, especially in contemporary times, it brings to light concepts derived from the cognitive sciences about emotion, feeling, and emotional feelings, addressed by scholars such as Antonio Damásio (2011) and Paul Ekman (2011). The purpose is to point out how the understanding proposed by these authors can configure the construction of contemporary dance works and discuss possible tools for the recovery of emotional states for the performance of the work investigated through mapping the feelings of emotions. This research has as methodology the qualitative and procedural analysis of the creation of Ashes to the Ground, a solo work presented by the author. The text is arranged as follows: a first introductory chapter to the theme of emotions and feelings treated in the arts of the scene, more specifically in dance, from the looks thrown to the own emotions and feelings by researchers of the sciences of the mind. Then the research object is presented: The investigation into the way the emotions and not only their expressions operated in a process of creation in dance. Therefore, the methodological path that we go through throughout the writing is exposed so that the concepts of emotions and feelings can be announced in a more detailed way already in operation in chapter II. In the last chapter it is described how the game of the emotions occurred during the creation of the Ashes to the Ground work, which comprises the moments of Respite, that are the final instants in which there are the public presentations of the work under study. Finally, we bring the final considerations, woven together with the reflection generated by the totality of the artistic-academic research experience. Our desire is that this written path can contribute to the work and reflection of other artists, since we try, during the entire investigative course, to shed light on some of the aspects that we consider most important in the making of the scenic dance: emotions and feelings. For surely, the more consciousness of the functioning of these mechanisms present in the body, the better we can sail in the endless landscapes of creation. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24880 |
Appears in Collections: | PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MapeamentoSentimento-emocionalObra_Oliveira_2017.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.