Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25023
Título: O processo interpretativo na regência orquestral: um estudo a partir da obra Appalachian Spring – Ballet for Martha (suite for 13 instruments) de Aaron Copland
Autor(es): Teixeira, Fellipe Rafael Carnaúba
Orientador: Oliveira, André Luiz Muniz
Palavras-chave: Regência;Interpretação musical;Appalachian spring;Aaron Copland
Data do documento: 18-Dez-2017
Referência: TEIXEIRA, Fellipe Rafael Carnaúba. O processo interpretativo na regência orquestral: um estudo a partir da obra Appalachian Spring – Ballet for Martha (suite for 13 instruments) de Aaron Copland. 2017. 72f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo relatar, de forma detalhada, o processo interpretativo do regente a partir da ótica do autor deste trabalho, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring (1944), do compositor norte-americano Aaron Copland (1900 – 1990). O questionamento motivador desta pesquisa é sobre como se dá o processo interpretativo do regente, visto que este não dispõe do aparato da orquestra no momento de preparação da obra. O primeiro capítulo - a introdução - apresenta um estudo sobre a interpretação musical de forma geral: os objetivos, a justificativa e a metodologia. No segundo capítulo - desenvolvimento da pesquisa - há três pontos de estudo: um sobre a construção da sonoridade orquestral por parte do regente - como se configura, os passos, dificuldades e importância desse processo para a realização musical; um estudo sobre os silêncios musicais e a importância de sua observação para a interpretação da obra; e, por último, a análise do repertório gestual empregado pelo regente na obra em questão. Ainda no desenvolvimento, o trabalho traz o relato da experiência do autor sobre como se deram seus ensaios e sua perspectiva até o concerto. No terceiro capítulo, há a conclusão da pesquisa. Nos anexos, estará presente a partitura com as marcações de estudo do autor do trabalho.
Abstract: The present research aims to report in detail the interpretive process of the conductor, from the perspective of the author of this work, using the work Appalachian Spring (1944) by the American composer Aaron Copland (1900 - 1990). The motivating question of this research is about how the interpretative process of conductor takes place, since it does not have the apparatus of the orchestra at the moment of preparation of the work. The first chapter, the introduction, presents a general study of the musical interpretation, the objectives, the justification and the methodology. In the second chapter, development of the research, there are three points of study: one on the construction of orchestral sonority on the part of the conductor, as it happens, the steps, difficulties and importance of this process for the musical accomplishment; a study on the musical silences and the importance of their observation for the work interpretation; and finally the analysis of the gestural repertoire used by the conductor in the work in question. Still in the development, the work brings the report of experience of the author on how he gave his rehearsals and his perspective until the concert. In the third chapter there is the conclusion of the research. In the annexes will be present the score with the markings of study of the author of the work
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25023
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FellipeRafaelCarnaubaTeixeira_DISSERT.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.