Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25334
Title: | Caça e caçador: o ator-contador e as histórias de onça do interior da Paraíba |
Authors: | Lima, Thardelly Pereira |
Advisor: | Haderchpek, Robson Carlos |
Keywords: | Pesquisa de campo;Contação de histórias;Ator-contador |
Issue Date: | 28-Feb-2018 |
Citation: | LIMA, Thardelly Pereira. Caça e caçador: o ator-contador e as histórias de onça do interior da Paraíba. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Portuguese Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo unir as narrativas tradicionais de caçadores ao rico universo de narrativas, tomando como inspiração as relações entre homens e feras, e todos os significados políticos, sociais, culturais e históricos que permeiam essas relações. A pesquisa de campo foi realizada no município de São José do Espinharas/PB, local referido pelo cordelista João Melquíades de Ataíde em seu folheto “Histórias de Cazuza Sátiro, o matador de onça”. No estudo de campo registramos depoimentos de pessoas que conheciam as histórias dessas caçadas. Na segunda etapa, houve uma pesquisa no sentido da construção de uma narrativa, em que foram realizadas experimentações práticas que confrontaram e reuniram as principais teorias levantadas por Dario Fo, Gilbert Durand, Walter Benjamin e Peter Brook. A terceira e última etapa foi a da criação cênica de Suçuarana – resultado do processo de experimentação desse ator-contador -, que tomou como base o material coletado na pesquisa de campo e os cordéis encontrados. Ao final desse processo, acreditamos que a pesquisa consolida uma experiência ímpar de composição cênica através do contato com narrativas de caçadores, sendo estas incorporadas ao texto teatral e à encenação. |
Abstract: | This research's goal is to unite traditional narratives from hunters with the rich narrative universe taking as inspiratoin the relations between men and beasts, as well as the political, social and cultural meaning of the stories that permeates such relationships. The field research was made in the city of São José do Espinharas/PB, a place that was referred by the cordel storyteller João Melquíades de Ataíde, in his booklet "Histórias de Cazuza Sátiro, o matador de onça". In this field study testimonies were registred from people who knew these hunt stories. The second stage was a research in the direction of the construction of a narrative, in which practical experiments were carried out that confronted and concatenated with the main theories raised by Dario Fo, Gilbert Durand, Walter Benjamin and Peter Brook. The third and last part consisted on a scenic creation of Suçuarana experiment, result of the experimentation process from myself as an actor and storyteller, using as groundwork the material collected in field research and found cordel. At the end of the process the research consolidates a unique experience of scenic composition through contact with hunters narrative which were incorporated to the theatrical text and enactment. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25334 |
Appears in Collections: | PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CacaCacadorAtor-contador_Lima_2018.pdf | 8,27 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.