Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25792
Title: Estrelas - o universo além do sistema solar: uma proposta de inserção de astronomia na educação básica a partir da formação inicial de professores
Authors: Aquino, Danilo Olímpio de
Keywords: Astronomia;Estrelas;Formação de professores
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: AQUINO, Danilo Olímpio de. Estrelas - o universo além do sistema solar: uma proposta de inserção de astronomia na educação básica a partir da formação inicial de professores. 2018. 225f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Embora se utilize de elementos que caracterizam uma abordagem quantitativa, o presente esforço constitui uma pesquisa aplicada qualitativa, cujo objetivo é promover a difusão dos conhecimentos astronômicos na Educação Básica, principalmente no que diz respeito às Estrelas, através dos licenciandos do curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Caicó, futuros professores, atualmente em formação inicial. Para se alcançar este objetivo, elaboramos um conjunto de sequências de ensino que formarão o produto educacional exigido pelo Programa. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após uma sondagem de campo realizada pela aplicação de um questionário previamente construído a um grupo de 51 alunos devidamente matriculados no curso de licenciatura em Física do referido campus. Para organização e análise dos dados coletados durante a sondagem, utilizamos o Método de Análise de Conteúdo e agrupamos as respostas em categorias, cujos resultados são apresentados em tabelas e literalmente interpretados. Quanto aos métodos ou procedimentos adotados, esta pesquisa assume um caráter de pesquisa-ação, cujo objetivo é gerar conhecimentos para fins práticos, dirigidos à solução de uma problemática específica. Desta forma, movidos pela necessidade de contribuir para melhoria do Ensino de Astronomia na região de Caicó, RN, temos realizado uma ação concreta. As sequências de ensino, seguindo estratégias básicas de elaboração que são comuns na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências (contemplando os imprescindíveis momentos pedagógicos), foram construídas e implementadas em sala de aula na forma de um curso de extensão nesse mesmo campus do IFRN a um conjunto desses alunos do grupo originalmente sondado, que se inscreveram previamente. Tornado oficial pela Pró-Reitoria de Extensão, o curso, operacionalmente intensivo, proveu certificado a todos que obtiveram pelo menos ¾ de assiduidade. A aplicação das sequências na forma desse curso de extensão foi avaliada e as mesmas aprimoradas no que se mostrou necessário, antes de compor a versão final do produto educacional pretendido. Na presente dissertação de mestrado profissional, que se seguiu como culminância deste trabalho, consta uma análise e discussão sobre a estrutura, elaboração e aplicação das sequências de ensino utilizadas, bem como uma avaliação do curso de extensão pelos licenciandos que o atenderam.
Abstract: Although using elements that characterize a quantitative approach, the present effort constitutes a qualitative applied research, whose objective is to promote the diffusion of the astronomical knowledge in the Basic Education, mainly with respect to the Stars, through the licenseeings of the course of degree in Physics (IFRN, Caicó campus), future teachers, currently in initial formation. To achieve this goal, we have developed a set of teaching sequences that will form the educational product required by the Program. The contents contemplated in these sequences were carefully selected after a field survey carried out by the application of a questionnaire previously constructed to a group of 51 students duly enrolled in the licentiate course in Physics of said campus. For organization and analysis of the data collected during the survey, we used the Content Analysis Method and grouped the responses into categories, whose results are presented in tables and literally interpreted. As for the methods or procedures adopted, this research assumes a research-action character, whose objective is to generate knowledge for practical purposes, aimed at solving a specific problem. Thus, driven by the need to contribute to the improvement of Astronomy Teaching in the region of Caicó, RN, we have taken a concrete action. The teaching sequences, following basic elaboration strategies that are common in the literature of the research area in science education (contemplating the essential pedagogical moments), were constructed and implemented in the classroom in the form of an extension course in that same campus. IFRN to a group of these students from the originally probed group, who previously enrolled. Tornado official by the Pro-Rectory of Extension, the course, operationally intensive, provided certificate to all who obtained at least ¾ of attendance. The application of the sequences in the form of this extension course was evaluated and improved in what was necessary before compiling the final version of the intended educational product. In the present dissertation of professional masters, which followed as the culmination of this work, there is an analysis and discussion on the structure, elaboration and application of the teaching sequences used, as well as an evaluation of the extension course by the licenseeings that attended it.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25792
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estrelasuniversoalém_Aquino_2018.pdf4,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacional_Aquino_2018.pdfSequência de ensino1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.