Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, José Clewton do-
dc.contributor.authorAlves, Mônica Rosário-
dc.date.accessioned2018-09-14T20:05:25Z-
dc.date.available2018-09-14T20:05:25Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationALVES, Mônica Rosário. Janelas panorâmicas: intervenção arquitetônica na casa do estudante do Rio Grande do Norte. 2018. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25848-
dc.description.abstractThis research presents reflections on the design practice of interventions in the patrimony built in Natal / RN to the Professional Master in Architecture, Design and Environment of the PPAPMA-UFRN. The study proposes a compatibilization of the preservation and conservation of the building to the demands of current uses and technologies, with the theme "Preservation and Conservation of Built Heritage". The primary objective is to design an architectural intervention in a building of historicalpatrimonial value in the light of the theories on patrimony, based on the premise of the viability of a project integrated with the urban environment. To support the preliminary project, a specific bibliographical review was carried out on the subject; we have studied reference precedents with themes similar to those proposed in this research; it was necessary to characterize the building of the Student House of Rio Grande do Norte (CERN) and its immediate surroundings; there were studies in the research line of the Urban Paths for the apprehension of the landscape; and, finally, the elaboration of architectural programming, from the definition of the problem and the goals, to the conception of a concept and an architectural party. The proposal had as its premises: the understanding of the contemporary theories of restoration and conservation, for its application in the taking of interventionist positions in front of the built patrimony; the proposition of the diversity of uses, to promote the economic viability of the Student House of Rio Grande do Norte (CERN) and the vitality in its surroundings; and the reconnection between the Potengi River, CERN and the historic center of the Cidade Alta district, contributing to the recognition of CERN's equity appreciation. It is hoped that this work will contribute to the professional qualification, mainly, in the decision making in intervention projects in areas and buildings of historical-patrimonial value. And broaden the discussion on the subject in academia, combining theory and practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção no patrimônio edificadopt_BR
dc.subjectCasa do Estudante do Rio Grande do Nortept_BR
dc.titleJanelas panorâmicas: intervenção arquitetônica na casa do estudante do Rio Grande do Nortept_BR
dc.title.alternativePanoramic windows: architectural intervention at the Student House of Rio Grande do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Antunes, Filipa Alexandra Gomes da Silva Oliveira-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Veloso, Maisa Fernandes Dutra-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Araújo, Natália Miranda Vieira de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta ao Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente do PPAPMA-UFRN, reflexões a respeito da prática projetual de intervenções no patrimônio edificado em Natal/RN. O estudo propõe uma compatibilização da preservação e conservação do edifício às demandas de usos e de tecnologias atuais, com o tema "Preservação e Conservação do Patrimônio Edificado". O objetivo primário é projetar uma intervenção arquitetônica em um edifício de valor histórico-patrimonial à luz das teorias sobre patrimônio, apoiada na premissa da viabilidade de um projeto integrado ao entorno urbano. Para subsidiar o anteprojeto, foi realizada uma revisão bibliográfica específica sobre o tema; foram estudados precedentes referenciais com temáticas similares ao proposto nesta pesquisa; fez-se necessário uma a caracterização do prédio da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e de seu entorno imediato; houve os estudos na linha investigativa dos Percursos Urbanos para a apreensão da paisagem; e, por fim, a elaboração da programação arquitetônica, desde a definição do problema e das metas, à concepção de um conceito e de um partido arquitetônico. A proposta teve como premissas: o entendimento das teorias contemporâneas do restauro e da conservação, para sua aplicação na tomada de posturas intervencionistas frente o patrimônio edificado; a proposição da diversidade de usos, para promover a viabilidade econômica da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e a vitalidade em seu entorno; e a reconexão entre o Rio Potengi, a CERN e o centro histórico do bairro da Cidade Alta, contribuindo para o reconhecimento da valorização patrimonial da CERN. Espera-se que este trabalho contribua para a capacitação profissional, principalmente, nas tomadas de decisões em projetos de intervenção em áreas e edifícios de valor histórico-patrimoniais. E amplie a discussão sobre o tema na academia, aliando, assim a teoria à prática.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Appears in Collections:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanelasPanorâmicasIntervencao_Alves_2018.pdf41,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.