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Título: Gerenciamento de crise nas agências de viagens do Brasil
Título(s) alternativo(s): Crisis management in travel agencies in Brazil
Autor(es): Tito, Ana Luiza de Albuquerque
Orientador: Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
Palavras-chave: Gerenciamento de crise;Gestão da inovação;Agências de viagens
Data do documento: 28-Ago-2018
Referência: TITO, Ana Luiza de Albuquerque. Gerenciamento de crise nas agências de viagens do Brasil. 2018. 126f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O cenário da economia brasileira, juntamente com as dificuldades inerentes a cada setor da atividade, exige um maior preparo e conhecimento das organizações para se reposicionarem no mercado. Para isso, é importante que o agente de viagens tenha capacidade de perceber o cenário em que se encontra, para, por meio destes conhecimentos, tomar medidas diante das dificuldades surgidas e, assim, conseguir se reposicionar no mercado. As organizações, de uma forma geral, estão vulneráveis a diversos tipos de crises, tanto externas como internas. Este contexto aplica-se também às agências de viagens. Este segmento vem passando por uma série de mudanças que, se não forem bem administradas, poderão ter consequências irreversíveis. Assim, este trabalho pretende analisar o gerenciamento de crise nas agências de viagens do Brasil. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada aplicada aos Presidentes das ABAVS. Os resultados apontam que as práticas administrativas adotadas pelos agentes de viagens no enfrentamento das crises acontecem de forma intuitiva. Ações que fazem parte de um processo de gerenciamento de crises como prevenção, planejamento, definição das estratégias de comunicação, parcerias estabelecidas com stakeholders, e funcionários, avaliação, aprendizado, entre outros, são modestas e isoladas, não se configurando em um processo de gerenciamento de crises. Em suma, a prática da gestão de crises não é uma realidade no mercado de agência de viagens e as ações isoladas adotadas não lhes dão a garantia de reposicionamento e superação diante da crise atual.
Abstract: The scenario of the Brazilian economy, along with the difficulties inherent to each sector of the activity, requires a greater preparation and knowledge of the organizations to reposition themselves in the market. For this, it is important that the travel agent is able to perceive the scenario in which he is, to, through this knowledge, taking action in the face of the difficulties that have risen and thus be able to reposition himself in the market. Organizations, in general, are vulnerable to various types of crisis, both external and internal. This applies to travel agencies also. This segment has been going through a series of changes that, if not well managed, could have irreversible consequences. Thus, this paper intends to analyze crisis management in Brazilian travel agencies. The study presents a qualitative, descriptive and exploratory approach, using as a research instrument the semi-structured interview applied to the ABAV’S Presidents. The results shows that the administrative practices adopted by travel agents in dealing with crisis occur in an intuitive way. Actions that are a part of a crisis management process such as prevention, planning, definition of communication strategies, partnerships established with stakeholders, and employees, evaluation, learning, amongst others, are modest and isolated, not configuring in a management process of crisis. In short, the practice of crisis management is not a reality in the travel agency market and the isolated actions adopted do not give them the guarantee of repositioning and overcoming the current crisis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26319
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