Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26334
Título: Geometria e números construtíveis: história e prática
Autor(es): Souza, Gibran Medeiros de
Orientador: Lopes, Jaques Silveira
Palavras-chave: Geometria construtiva;Números construtíveis;Régua e compasso
Data do documento: 23-Out-2018
Referência: SOUZA, Gibran Medeiros de. Geometria e números construtíveis: história e prática. 2018. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.
Abstract: This work has as main objective the search for the valuation of basic and fundamental practices such as the use of ruler and compass in the classroom. Something so neglected in several of our schools almost being abolished from various school curricula. The use of the ruler and compass in the classroom is nothing more than the most concrete and visual form of the student to see how one can construct complex geometric shapes and construct segments of lines with due measures from a previously fixed segment as unit . The demonstrations of the constructions is also of extreme relevance for the deepening of the content. Then it is welcome that the student knows some ground plane geometry as similarity of triangles, Pythagorean theorem, point power, Tales theorem, etc. The work itself does not exclude the use of GeoGebra's powerful software. In fact, the joining of the ruler and compass with GeoGebra would be ideal in the classroom. The work is divided into three parts: The first part are basic constructions such as performing angular transfer, summing the subtraction of angles, tracing the bisector of a given angle and constructing the perpendicular bisector of a given segment among others. The second part is the inscription of regular polygons given a circumference given with due justifications. The third part is the construction of rational numbers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26334
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geometrianumerosconstrutiveis_Souza_2018.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.