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Título: Modelo de gestão assistencial para a Rede EBSERH baseado na cogestão, núcleo interno de regulação, Kanban e painel de indicadores
Autor(es): Lang, Cláudia Emília
Orientador: Hekis, Helio Roberto
Palavras-chave: Gestão hospitalar;Gestão colegiada;Sistema Kanban;Regulação em saúde;Núcleo interno de regulação;Indicadores de saúde
Data do documento: 27-Nov-2018
Referência: LANG, Cláudia Emília. Modelo de gestão assistencial para a Rede EBSERH baseado na cogestão, núcleo interno de regulação, Kanban e painel de indicadores. 2018. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Introdução: A gestão hospitalar vem ganhando cada vez mais importância devido à ampliação dos sistemas de saúde e o aumento da complexidade da organização dos serviços hospitalares. Entretanto, ao longo de sua história, os hospitais públicos brasileiros, incluindo os universitários, foram conduzidos por uma gestão pouco qualificada, inclusive na área assistencial, onde se trabalha de forma individualizada, com pouca interação entre os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente. No Brasil, os hospitais universitários têm importância fundamental na evolução do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como na formação de recursos humanos atuantes nas práticas profissionais, no desenvolvimento de pesquisas e na incorporação de novas tecnologias para a saúde coletiva. Para melhorar a gestão dos Hospitais Universitários Federais, o Ministério da Educação (MEC) criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instaurando metas de desempenho, prazos e indicadores, além de investir em recursos humanos, infraestrutura e tecnologia. Objetivos: Apresentar proposta de intervenção que consiste em difundir o passo a passo de um modelo de Gestão Assistencial para os hospitais universitários conveniados à rede Ebserh, baseado na cogestão e dispositivos como o Kanban, NIR (Núcleo Interno de Regulação) e painel de Indicadores. Materiais e Métodos: Pesquisa aplicada, qualitativa, num contexto de revisão bibliográfica do tipo Revisão Narrativa, com proposta de intervenção. A população da pesquisa de campo é o conjunto de hospitais universitários da rede Ebserh e, a amostra é o hospital de origem da autora, onde esses dispositivos de gestão assistencial já foram implantados. Já a população da pesquisa teórica, foi definida através da coleta de dados e se baseou na pesquisa de bibliografia sobre os temas selecionados e de experiências já vivenciadas por outros hospitais. Resultados: Foram levantados 07 artigos sobre gestão hospitalar, 23 artigos e 03 livros sobre o tema de cogestão/gestão participativa, 07 artigos sobre a utilização da ferramenta Kanban em ambiente hospitalar, 11 artigos sobre a regulação intra-hospitalar de leitos e 10 sobre o uso de indicadores na gestão hospitalar. Destes, foram selecionados 21 para embasamento da proposta de intervenção. Produto: Modelo de Gestão Assistencial a ser implantado nos hospitais universitários da Rede Ebserh, que servirá como embrião ao desenvolvimento de uma assistência cada vez mais profissionalizada e qualificada. Conclusão: Observamos a pouca qualificação da gestão da assistência em saúde no serviço público brasileiro, refletido no baixo número de publicações sobre o tema, assim como a falta de capacitação dos colaboradores da área assistencial sobre a gestão dos seus processos de trabalho. Concluímos que a implementação de um Modelo de Gestão Assistencial para os hospitais universitários da Rede Ebserh, baseado na cogestão e em dispositivos básicos de gestão assistencial, proporcionaria uma qualificação da assistência baseada em inovação e evidência científica, trazendo qualidade e eficiência, além de proporcionar uma posição de destaque entre os hospitais públicos brasileiros.
Abstract: Introduction: Hospital management has been gaining more and more importance due to the expansion of health systems and the complexity of the organization of hospital services. However, throughout its history, Brazilian public hospitals, including university ones, were conducted to oppose a low qualified management, including in the area of care, where they work in an individualized manner, with little interaction among the professionals involved in patient care. In Brazil, university hospitals have a fundamental importance in the evolution of Health Unic System (SUS), as well as in the training of human resources active in professional practices, in the development of research and in the incorporation of new technologies for collective health. To improve the management of federal university hospitals, Ministry of Education (MEC) created the Brazilian Hospital Services Company (Ebserh), setting performance targets, deadlines and indicators, as well as investing in human resources, infrastructure and technology. Objectives: To present a proposal for intervention that consists of disseminating the step-by-step model of an Assistive Management model for the university hospitals that are part of the Ebserh network based on co-management and devices such as Kanban, NIR (Internal Regulation Nucleus) and Indicators panel. Materials and Methods: Applied research, qualitative, in a context of bibliographic review of the Narrative Review type, with intervention proposal. The population of the field research is the set of university hospitals of the Ebserh network, and the sample is the hospital of origin of the author, where these healthcare management devices have already been implanted. The population of the theoretical research was defined through the collection of data and was based on the research of bibliography on the selected themes and of experiences already experienced by other hospitals. Results: A total of 07 articles on hospital management, 23 articles and 03 books on the subject of co-management / participatory management, 07 articles on the use of the Kanban tool in a hospital environment, 11 articles on in-hospital bed regulation and 10 articles on hospital management were collected use of indicators in hospital management. Of these, 21 were selected for the basis of the intervention proposal. Product: Assistance Management Model to be implemented in university hospitals of the Ebserh Network, which will serve as an embryo for the development of an increasingly professional and qualified assistance. Conclusion: We observed the poor qualification of health care management in the Brazilian public service, reflected in the low number of publications on the subject, as well as the lack of training of healthcare workers on the management of their work processes. We conclude that the implementation of a Management Model for Ebserh University Hospitals, based on co-management and basic care management devices, would provide a qualification of assistance based on innovation and scientific evidence, bringing quality and efficiency, as well as providing a position among Brazilian public hospitals.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26473
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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