Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Neto, João Gomes da-
dc.contributor.authorSena, Veruska Maria Pontes-
dc.date.accessioned2019-02-05T21:21:05Z-
dc.date.available2019-02-05T21:21:05Z-
dc.date.issued2003-12-22-
dc.identifier.citationSENA, Veruska Maria Pontes. A modalização no elogio e na crítica: um estudo de cartas de leitores da Revista Veja. 2003. 92f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26539-
dc.description.abstractThis study focuses on some important points related to the letter to the editor, among them, the communicative purpose and the modeling which structures this sort of text. The communicative purpose of these letters is analyzed from a Bakhtnian conception of the discourse genders, as well as the theory about modeling made by Vion and Queler analyzing the involvement level in accordance to Chafe. Based on this, twenty letters to the editor published in Veja magazine are hereby analyzed. The texts were divided by modelings, which indicate the communicative purpose of each letter. Within this analysis, it is possible to recognize the most remarkable purposes of the letters to the editor: the compliments and the critics. Moreover, it is realized that the most remarkable purposes are characterized by the thematic content. The research revealed that the letters to the editor link the gender conception to the readdressing of specificities and observation of certain marks under what the text is produced on a view of its own communicative purpose. The letters of compliment cause satisfaction, acceptance of the readers/writers’ articles. On the other hand, the criticizing letters reveal non-satisfaction and suggestions. The study in this field contributes to researches about gender, in view of their dynamicity and variability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectModalizaçãopt_BR
dc.subjectEnvolvimentopt_BR
dc.titleA modalização no elogio e na crítica: um estudo de cartas de leitores da Revista Vejapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Rodrigues, Maria das Graças Soares-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Barros, Kazue Saito Monteiro de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEste estudo enfoca alguns pontos importantes relacionados à carta do editor, dentre eles, o propósito comunicativo e a modalização que estrutura esse tipo de texto. O propósito comunicativo desse tipo de carta é analisado a partir de uma concepção baktiniana de gêneros do discurso, como também da teoria sobre modalização elaborada por Vion (1992) e Querler (1996), e do nível de envolvimento segundo Chafe (1992). Com isso, analisamos 20 cartas ao editor da revista Veja publicadas no ano de 2001. Os textos foram segmentados por modalizações indicadoras dos propósitos comunicativos de cada carta. Com base na análise, é possível reconhecer os propósitos mais marcantes das cartas ao editor: o elogio e a crítica. E, ainda, perceber que modalizadores marcam os conteúdos temáticos. A pesquisa revelou que as cartas ao editor vinculam a noção de gênero à recorrência de especificidades e à observação de certas marcas sob as quais o texto é produzido, tendo em vista seu propósito comunicativo. As cartas de elogio transmitem satisfações, aceitações dos leitores/escritores às matérias, ao contrário das cartas de críticas, que revelam insatisfações e sugestões. O estudo nessa área tem o objetivo de contribuir para as pesquisas sobre os gêneros, tendo em vista a dinamicidade e variabilidade destes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modalizaçãonoelogio_Sena_2003.pdf11,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.