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Título: Efeito Tela na tomada de decisão: uma abordagem experimental em contabilidade
Autor(es): Soares, José Mauro Madeiros Velôso
Orientador: Silva, César Augusto Tibúrcio
Palavras-chave: Efeito Tela;Cognição;Contabilidade;Decisão
Data do documento: 1-Mar-2019
Referência: SOARES, José Mauro Madeiros Velôso. Efeito Tela na tomada de decisão: uma abordagem experimental em contabilidade. 2019. 95f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A produção e consumo da informação para tomada de decisão tem migrado cada vez mais para a utilização de telas. De acordo com levantamento da literatura e pressupostos teóricos, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar se existe diferença na tomada de decisão entre os ambientes screen-based e paper-based. No método adotado, os participantes foram agrupados aleatoriamente para resolver tarefas em papel, computador ou smartphone. O experimento foi construído envolvendo tarefas, baseadas em dados reais e problemas hipotéticos, sobre: (i) compreensão de leitura; (II) memorizar palavras lidas; (III) resolver problemas relacionados ao valor do dinheiro ao longo do tempo e à contabilidade; e (IV) a eficácia do gerenciamento de impressões. Depois disso, o procedimento NASA-TLX foi respondido em relação às dimensões percebidas da carga de trabalho relacionada às tarefas realizadas. Os resultados obtidos com os 293 participantes distribuídos entre os meios, indicam que há uma associação negativa entre o meio screen-based, a compreensão e a memória do que foi lido. Em relação às questões do valor do dinheiro no tempo e da contabilidade, nenhuma associação foi verificada. Evidenciou-se também que o gerenciamento de impressões foi eficaz e há indícios de maior propensão ao gerenciamento dos gráficos nas telas. Adicionalmente, a carga de trabalho mental percebida pelos participantes mostrou-se diferente em relação ao meio utilizado, o papel foi percebido como maiores demandas mentais relacionadas as tarefas. As implicações da pesquisa são que os meios computacionais podem não ser equivalentes em papel e requerem evolução para tentar reduzir ou mitigar os aspectos negativos das telas.
Abstract: The production and consumption of information for decision-making has increasingly migrated to the use of screens. According to the literature reviewed and theoretical assumptions, the present study aimed to evaluate if there is a difference in decisionmaking between the screen and paper-based media. In the method adopted, participants were randomly grouped to solve tasks on paper, computer or smartphone. The experiment was constructed involving tasks (using real data and hypothetic problems) about: (I) reading comprehension; (II) memorizing read words; (III) solving problems related to the value of money over time and to accounting; and (IV) the effectiveness of impression management. After this, NASA-TLX procedure was completed in relation to the perceived dimensions of workload related to tasks realized. Present research is unprecedented in proposing and verifying the existence of the "screen effect" in accounting decision making. The results obtained with the 293 participants distributed between the media indicate that there is a negative association between the screen-based medium and the understanding and memory of what was read. In relation to the questions of the value of money in time and accounting, no association was verified. It was also evidenced that the management of impressions was effective and there are indications of a greater propensity to the graph management in the screens. Additionally, the mental workload perceived by the participants was shown to be different in relation to the medium used, the perceived role as the paper is superior related mental demands. The implications of the research are that computational means may not be paper equivalent and require evolution to try to reduce or mitigate the negative aspects of the screens.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26906
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