Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27008
Title: Usos da paisagem edênica no cinema brasileiro nos anos 1970: o caso de Como Era Gostoso Meu Francês
Authors: Macêdo, Gabriela Cavalcanti
Advisor: Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
Keywords: Paisagem;Cultura visual;Como era gostoso meu Francês
Issue Date: 22-Sep-2017
Citation: MACÊDO, Gabriela Cavalcanti. Usos da paisagem edênica no cinema brasileiro nos anos 1970: o caso de Como Era Gostoso Meu Francês. 2017. 141f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A dissertação tem como objetivo analisar como a memória cultural da visão de paraíso e do indígena foram atualizadas na produção cinematográfica nacional durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), notadamente, no filme Como era gostoso meu francês, de Nelson Pereira dos Santos. Parte-se do pressuposto que o Paraíso é uma concepção espacial historicamente construída e que compõe, junto ao seu principal habitante (o nativo americano) um recorte espacial de paisagem edênica. A hipótese é que o filme de Nelson Pereira dos Santos instituiu possibilidades de leituras alegóricas por meio do uso desta paisagem edênica. Relacionaremos os estudos visuais e análise histórica, nos interessando por identificar as matrizes visuais e discursivas espaciais com os quais o filme dialoga. Para isso, nos utilizaremos da metodologia narrativa-iconológica, fundamentada simultaneamente na narratologia de David Bordwell (2013) e iconologia de W.J.T. Mitchell (2000). Para o primeiro a narrativa é a maneira fundamental de se compreender o objeto filme e a iconologia crítica de Mitchell (2000) permite acesso aos elementos iconológicos e aos regimes de visibilidade constituídos historicamente. Dito isto, o presente trabalho analisará as representações da paisagem edênica legadas na memória cultural e visual, que estão presentes na composição da imagem e na organização formal do filme, estrutura e elementos estéticos de forma a compreender como o filme percebe e constrói uma determinada imagem de Brasil.
Abstract: This dissertation aims to analyze how the cultural memory of the perception of paradise and indigenous people were updated in the national cinematographic production throughout the Civil-Military Dictatorship (1964-1985), specifically in the film Como é gostoso meu francês by Nelson Pereira dos Santos. It is assumed that Paradise is a spatial conception historically constructed that, united with its main inhabitant (Native American) composes a spatial cut of the edenic landscape. The hypothesis is that Nelson Pereira dos Santos' film installed possibilities of allegorical readings through the use of this edenic landscape. The research relates the visual studies and the historical analysis, focusing in the identification of the visual and discursive matrices with which the film dialogues. However, for this it will be used the narrative-iconological methodology, based simultaneously on the narratology of David Bordwell (2013) and iconology of W.J.T. Mitchell (2000). For the former the narrative is fundamental for the understanding of the film’s object. As for the latter, the critical iconology of Mitchell (2000) allows access to the iconological elements and to the visibility regimes historically constituted. That said, the present dissertation will analyze the representations of the edenic landscape that lie in cultural and visual memory, which are present in the composition of the cinematographic image in a way that helps the understanding the manner the film perceives and constructs a certain image of Brazil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27008
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usospaisagemedênica_Macedo_2017.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.