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Título: Cultura e educação: contribuição à valorização do patrimônio afro-brasileiro na cultura potiguar
Autor(es): Lima, Daniel Luiz Sousa de
Orientador: Souza, Juliana Teixeira
Palavras-chave: Educação étnico-racial;Ensino de História do RN;Cultura afrobrasileira;Cultura do RN;Ensino de História
Data do documento: 7-Fev-2019
Referência: LIMA, Daniel Luiz Sousa de. Cultura e educação: contribuição à valorização do patrimônio afro-brasileiro na cultura potiguar. 2019. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade produzir material didático que dê visibilidade às manifestações culturais afro-brasileiras no Rio Grande do Norte, estado conhecido por uma tradição historiográfica que durante quase todo século XX se empenhou em negar a presença e o legado cultural dos afrodescendentes no processo de formação da identidade regional. Nesse trabalho, evidenciamos como os conflitos étnico-raciais emergem no cotidiano escolar e em que medida a percepção da diversidade de povos que formam a sociedade norte-rio-grandense favorece o reconhecimento e a valorização das diferenças, como também a formação de identidades plurais. Para contribuir com a educação das relações étnico-raciais, desconstruindo estereótipos e dando visibilidade às expressões culturais da população afrodescendente do estado, nos propomos a elaborar e produzir uma exposição cultural, composta por imagens e depoimentos de mestres, brincantes e praticantes dessas manifestações. A proposta foi dar voz àqueles que foram durante muito tempo excluídos da escrita da História e tiveram suas contribuições à cultura do povo potiguar negadas. Ao restituir esses sujeitos à condição de protagonistas da História, por meio da exposição, esperamos motivar outros profissionais do ensino e, sobretudo os professores de História da Educação Básica no Rio Grande do Norte, a explorar esses outros saberes e práticas que também constituem o patrimônio cultural potiguar.
Abstract: The present work aims to produce didactic material that gives visibility to the AfroBrazilian cultural manifestations in Rio Grande do Norte, a state known for a historiographical tradition that for almost all the twentieth century endeavored to deny the presence and cultural legacy of afrodescendants in the process of regional identity formation. In this work we show how ethnic-racial conflicts emerges in daily school life and what to extent the perception of the diversity of peoples that forms the norteriograndense society favors the recognition and appreciation of differences, as well as the formation of plural identities. To contribute to the education of ethnic-racial relations, deconstructing stereotypes and giving visibility to the cultural expressions of the afrodescendants population of the state, we propose to elaborate and produce a cultural exhibition made of images and testimonies of masters, players and practitioners of these manifestations. The proposal was to give a voice to those who where for a long time excluded from the writing of history and had their contributions to the culture of potiguar people denied. By restoring these individuals to the status of protagonists of history through the exhibition, we hope to motivate other teaching professional and above all, teachers of history in basic education in Rio Grande do Norte, to explore these other knowledges and practices that also constitute the potiguar cultural inheritance.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27051
Aparece nas coleções:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

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