Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27179
Title: Proposta de um framework de apoio ao alinhamento dos processos de um programa de mestrado acadêmico com os objetivos da CAPES
Authors: Feitosa, Gibson do Carmo
Advisor: Medeiros Júnior, Josué Vitor de
Keywords: BPM;Objetivos estratégicos;CAPES;Pós-graduação
Issue Date: 9-May-2019
Citation: FEITOSA, Gibson do Carmo. Proposta de um framework de apoio ao alinhamento dos processos de um programa de mestrado acadêmico com os objetivos da CAPES. 2019. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Periodicamente os programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil são submetidos à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com base em objetivos pré-definidos. Essa avaliação resulta em uma nota para cada programa que pode ser determinante para continuidade do curso. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é apresentar um framework, baseado no ciclo de vida da abordagem do Business Process Management - BPM e outros modelos teóricos, de maneira a apoiar no atendimento dos objetivos estabelecidos pela CAPES. Para tanto, utilizou-se uma investigação bibliográfica e uma pesquisa de campo. Como estratégia de pesquisa, foi desenvolvido um Estudo de Caso aplicado no processo de controle acadêmico em um curso de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A coleta de dados foi realizada com base em pesquisa documental e entrevistas. Para o tratamento dos dados qualitativos gerados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo, envolvendo as fases de pré-análise, exploração do material e interpretação. A primeira etapa do framework desenvolvido corresponde à fase de planejamento do ciclo de vida BPM e possibilitou o entendimento do contexto do Curso de pós-graduação selecionado, como também contribuiu na identificação dos objetivos críticos da avaliação da CAPES. Com os resultados da etapa de planejamento, foi possível selecionar o processo de controle acadêmico para ser objeto de investigação de meios para o alinhamento com os objetivos da CAPES. A Segunda etapa do framework proposto tem como base as fases de análise e desenho de processo do ciclo de vida BPM. Na fase de análise, realizou-se o mapeamento e identificação de problemas no processo selecionado. Já a fase de desenho auxiliou na identificação dos meios pretendidos para o alinhamento com os objetivos da CAPES, ao propor uma nova versão para o processo. Assim, foram sugeridos quatro mecanismos de gestão para monitoramento e controle. A terceira etapa do framework, se relaciona com as fases de implementação e monitoramento do ciclo de vida BPM e fez a proposição da realização de um plano de ação. A pesquisa também resultou em um protótipo de sistema, fruto da vivência de todas as etapas do framework. Esse protótipo se caracterizou uma ferramenta de apoio na elaboração do plano de ação, contribuindo para operacionalização do que foi proposto nas etapas do framework. Diante dos resultados alcançados, a pesquisa demonstrou a factibilidade da adoção de uma abordagem de processos para gerar meios de atendimento dos objetivos que são considerados estratégicos no contexto de um mestrado acadêmico da UFRN.
Abstract: Periodically the stricto sensu postgraduate programs in Brazil are submitted to the evaluation of the Coordination of Improvement of Higher Education Staff - CAPES, based on pre-defined goals. This evaluation results in a score for each program that can be decisive for the course permanence. In this context, the objective of this research is to present a framework, based on the life cycle of the Business Process Management (BPM) approach and other theoretical models, in order to support the objectives established by CAPES. For that, a bibliographical research and a field research were used. As a research strategy, a case study was developed applied to the process of academic control of the students in a master's degree course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN. The Data Collecting was done based on documentary research and interviews. For the treatment of the qualitative data generated, a technique of content analysis was applied, involving the phases of preanalysis, material exploration and interpretation. The first stage of the developed framework corresponds to the planning phase of the BPM life cycle and made it possible to understand the context of the selected postgraduate course, as well as contributing to the identification of the critical objectives of the CAPES evaluation. With the results of the planning stage, it was possible to select the process of academic control of the students to be the object of investigation of ways to align with the objectives of CAPES. The second stage of the proposed framework is based on the phases of process analysis and design of the BPM life cycle. In the analysis phase, were carried out both the mapping and identification of the problems. In turn, a design phase assisted in the identification of the means intended for alignment with the CAPES objectives, when proposing a new version for process. Thus, four management mechanisms were suggested for monitoring and control. The third stage of the framework relates to the phases of implementation and monitoring of the BPM life cycle and did propose the realization of an action plan. The research also resulted in a prototype system, as a result of the experience of all stages of the framework. This prototype was characterized as a support tool in the elaboration of the action plan, contributing to the operationalization of what was proposed in the framework stages. Given the results achieved, the research demonstrated the feasibility of adopting a process approach to generate means of meeting objectives that are considered strategic in the context of an academic master's degree from UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27179
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propostaframeworkapoio_Feitosa_2019.pdf3,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.