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Title: Inovação nos empreendimentos turísticos: uma análise das práticas na cadeia produtiva turística do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil
Authors: Soares, Juliana Cristina de Moura
Keywords: Empreendedorismo;Inovação;Cadeia Produtiva do Turismo;Turismo
Issue Date: 28-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOARES, Juliana Cristina de Moura. Inovação nos empreendimentos turísticos: uma análise das práticas na cadeia produtiva turística do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil. 2012. 150f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Considerando a necessidade e dificuldade de sobrevivência em um ambiente globalizado e competitivo, a inovação, considerada uma ferramenta do empreendedorismo, pode auxiliar tanto na criação de valor e eficiência dos produtos, serviços e administração, quanto na sustentabilidade das empresas e destinos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi identificar as práticas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva turística no município de Tibau do Sul/RN. Para alcançá-lo foram definidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a cadeia produtiva do turismo de Tibau do Sul; identificar as formas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo no município; identificar fatores relacionados com o tipo e nível de inovação; descrever o ambiente em relação à inovação e situar a inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo em Tibau do Sul à luz da literatura relevante existente. Foram investigadas trinta empresas dos segmentos: agenciamento, gastronomia, hospedagem, lazer e entretenimento, transporte e uma consultoria turística. O estudo se caracterizou como sendo uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualiquantitativa, feita através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As técnicas utilizadas foram: frequência, média, porcentagem, análise de conglomerados, correlação, análise de variância, Teste T e a técnica não paramétrica de Kruskal Wallis. Os resultados da pesquisa indicaram que: não foi possível identificar com precisão o tamanho e características dos segmentos de atividade pertencentes à cadeia produtiva do turismo do município; os empreendedores se consideram relativamente mais inovadores em produto, serviço, administração e desempenho global, do que seus concorrentes locais, por meio de práticas relacionadas, principalmente, à inovação em produto; o segmento que mais inovou em produto foi agenciamento, em administração foi hospedagem e tanto em serviço como em desempenho global da inovação foi a consultoria turística; diversos fatores como tempo de funcionamento, idade do entrevistado e participação no mercado estão relacionados com o nível e tipo de inovação; no geral, os empreendedores pretendem investir em algum tipo de inovação nos próximos anos e possuem interesse sobre o tema; foi possível estabelecer uma relação entre as aplicações dos empreendedores e os conceitos de inovação enfocados na literatura. Face ao exposto, os empreendimentos da cadeia produtiva de Tibau do Sul devem explorar melhor o elemento inovação, aliando suas ações às tendências do perfil do consumidor para que possam, assim, ser mais competitivos e sustentáveis.
Abstract: Considering the necessity and difficulty of survival in the globalized and competitive environment, innovation, considered a tool for entrepreneurs, can help both to create value and efficiency in products, services and administration, and sustainability of companies and destinations. Thus, the main objective of this study was to identify the practices of innovation in enterprises of the tourism supply chain in the city of Tibau do Sul/RN. To achieve this the following specific objectives were defined: characterize the tourism production chain of Tibau do Sul; identify the forms of innovation in enterprises within the tourism production chain in the city; identify factors related to the type and level of innovation; describe the environment in relation to innovation and situate the innovation in enterprises in the productive chain of tourism in Tibau do Sul in light of the existing relevant literature. Thirty companies were investigated, belonging to: travel and tourism agencies, restaurants, lodging, leisure and entertainment, transportation and a tourism consultancy. The present study was characterized as descriptive and exploratory, applying qualitative and quantitative approaches, applied through literature, field and documents' research and analyses. The quantitative techniques used were: frequencies, mean, percentages, cluster analysis, correlation, ANOVA, T-Test and the nonparametric technique of Kruskal Wallis. The survey results indicated that: it was not possible to accurately identify the size and characteristics of the activity's segments belonging to the tourism production chain of Tibau do Sul; the entrepreneurs consider themselves relatively more innovative with respect to the products, services, management and the overall innovation performance when compared to local competitors, through practices mainly related to product innovation; the segment that was most innovative in products was tourism and travel agencies, in management was lodging and in service and overall performance of the innovation was the tourism consultancy; several factors, such as time in which the business is in operation time, age of the respondent and market participation are related to the level and type of innovation; in general, the entrepreneurs intend to invest in some kind of innovation within the next years and have interest in the subject of innovation; it was possible to identify a relationship between applications by the participants in the research and the concepts of innovation presented in the literature. Given the above, the enterprises of the productive chain of Tibau do Sul should better explore the element of innovation, aligning their actions with the trends of the consumer profile, becoming, thus, more competitive and sustainable.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27564
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

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