Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27816
Title: | Caboclas de lança e flor na boca: experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE |
Authors: | Maritan, Monique Luca |
Advisor: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
Keywords: | Maracatu rural;Brincadeira;Gênero;Feminismo;Cabocla de lança;Artetnografia |
Issue Date: | 1-Mar-2019 |
Citation: | MARITAN, Monique Luca. Caboclas de lança e flor na boca: experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE. 2019. 174f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Portuguese Abstract: | Esse trabalho dissertativo analisou a cena e as relações de gênero do Maracatu Rural, expressão artística presente majoritariamente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, com foco no grupo de mulheres, intitulado Maracatu Coração Nazareno (2004). A dissertação traz à tona os aspectos das dimensões estéticas (cena, personagens/figuras, figurinos, máscaras, música, dança, textualidades), que definem o Maracatu Rural como ‘Brincadeira’. O trabalho aborda também a existência de elementos rituais e sagrados na cena performática do Maracatu Rural. Na discussão de gênero, compreende os lugares ocupados pelas mulheres do grupo e as consequentes ressignificações das relações que envolvem gênero e poder, provocadas, em especial, pela performance da Cabocla de Lança, uma releitura do caboclo de lança, figura fundamental do Brinquedo, de tradição masculina e patriarcal. Por meio do trabalho de campo, buscou-se vivenciar as consequentes reverberações provocadas pela transgressiva ressignificação proposta pela tomada e ocupação das mulheres nesses novos espaços e cargos dentro da tradição. O caminho metodológico utilizado na investigação em campo foi a Artetnografia (LYRA, 2009; 2013; 2015), que sugere que o encontro entre artistas e contextos de alteridade se configure como um contato intenso e subjetivo, chegando à complexidade das estruturas e organizações dos símbolos que habitam a sociedade e regem suas relações. |
Abstract: | La siguiente disertación analizó la escena y relacción de género del Maracatu Rural, expresión artística presente mayoritariamente en el condado de Nazaré da Mata – Pernambuco, con enfoque en el grupo hecho sólo por mujeres, nombrado Maracatu Coração Nazareno (2004). El trabajo estudia los aspectos de la dimensión estética (escena, personajes/figuras, vestuario, máscara, música, danza, textualidad), que definen el Maracatu Rural como “Brincadeira”, un juego tradicional. El trabajo aborda también la existência de elementos rituales y sagrados contenidos en la escena performativa del Maracatu Rural. Sobre la discusión de género, se comprende los lugares ocupados por las mujeres del grupo y las consecuentes resignificaciones de las relaciones que envolven género y poder, provocadas, sobre todo, por el actuar de la Cabocla de Lança, una relectura del caboclo de lança, figura fundamental del juego, de tradición masculina y patriarcal. A través de la investigación de campo, se buscó vivenciar las consecuentes reverberaciones provocadas por la transgressiva resignificación propuesta por la ocupación de las mujeres en estos nuevos espacios y renovadas posiciones dentro de la tradición. El camino metodológico utilizado en la investigación de campo fue la Artetnografía (LYRA, 2009;2013;2015), que sugiere um encuentro entre artistas y contextos de alteridad que se configure como un contacto intenso y subjetivo, llegando a la complejidad de las estructuras y organizaciones de los símbolos que habitan la sociedade y rigen sus relaciones. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27816 |
Appears in Collections: | PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caboclaslançaflor_Maritan_2019.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.