Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28014
Title: | Cinema, imaginação e espaços poéticos memoriais: antropologia do imaginária no cinema pernambucano de Kleber Mendonça Filho |
Other Titles: | Cinema, imagination and memorial poetic spaces: imaginary anthropology in the pernambucano cinema of Kleber Mendonça Filho |
Authors: | Costa, Wendell Marcel Alves da |
Advisor: | Coradini, Lisabete |
Keywords: | Cinema pernambucano;Antropologia;Imaginário;Gilbert Durand;Gaston Bachelard |
Issue Date: | 27-Jun-2019 |
Citation: | COSTA, Wendell Marcel Alves da. Cinema, imaginação e espaços poéticos memoriais: antropologia do imaginária no cinema pernambucano de Kleber Mendonça Filho. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Portuguese Abstract: | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar o cinema de ficção como acervo antropológico imaginário. Nosso objeto é o cinema pernambucano do diretor Kleber Mendonça Filho e seus filmes Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2012). Baseandose nas discussões propostas por Gilbert Durand e Gaston Bachelard sobre imaginação simbólica, espaços poéticos e temporalidades, propomos investigar como o cinema funciona como um produto de representação e construção da realidade social, que fabrica códigos, símbolos, signos alegóricos, mitos e narrativas. Desse modo, tanto a representação quanto a construção da realidade social produzem o imaginário na sociedade. Discutimos a cidade imaginária como o lugar das representações, de criação de imaginações e de narrativas sociais de predominância espaço-temporal. Nesse entendimento, abarcamos uma perspectiva multidisciplinar de envergadura socioantropológica afim de interpretar e analisar como os filmes contemporâneos que tratam a cidade do Recife como um lugar de intensas transformações relacionados ao espaço urbano desenvolvem discursos dos espaços poéticos memoriais cotidianos da cidade imaginária e da casa. Nesse sentido, a dissertação tem como base uma pesquisa teórica para empreender o cinema como possibilidade de investigação antropológica. |
Abstract: | This dissertation aims to present fiction cinema as an imaginary anthropological collection. Our object is the pernambuco cinema of director Kleber Mendonça Filho and his films Aquarius (2016) and O Som ao Redor (2012). Based on the discussions proposed by Gilbert Durand and Gaston Bachelard on symbolic imagination, poetic spaces and temporalities, we propose to investigate how cinema functions as a product of representation and construction of social reality, which produces codes, symbols, allegorical signs, myths and narratives. In this way, both the representation and the construction of social reality produce the imaginary in society. We discuss the imaginary city as the place of representations, the creation of imaginations and social narratives of spatial-temporal predominance. In this understanding, we cover a multidisciplinary perspective of socio-anthropological scope in order to interpret and analyze how the contemporary films that treat the city of Recife as a place of intense transformations related to the urban space develop speeches of the poetic spaces memorials everyday of the symbolic city and the house. In this sense, the dissertation is based on a theoretical research to undertake the cinema as an anthropological research possibility. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28014 |
Appears in Collections: | PPGAS - Mestrado em Antropologia Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cinemaimaginaçãoespaços_Costa_2019.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.