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Título: Telessaúde na formação e qualificação de profissionais para enfrentamento à sífilis
Autor(es): Coutinho, Karla Mônica Dantas
Orientador: Morais, Antonio Higor Freire de
Palavras-chave: Aprendizagem mediada por tecnologia;Telessaúde;Tele-educação;Sífilis e agente comunitário de saúde
Data do documento: 6-Dez-2019
Referência: COUTINHO, Karla Mônica Dantas. Telessaúde na formação e qualificação de profissionais para enfrentamento à sífilis. 2019. 29f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Introdução: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), milenar e reemergente, causada pela bactéria Treponema pallidum. No Brasil, os índices de sífilis vêm aumentando significativamente devido a comportamentos sexuais de risco, multiplicidade de parceiros e relações sexuais sem uso de preservativos. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) poderá contribuir para o enfrentamento desta epidemia, uma vez que, estabelece uma forte relação entre a comunidade e o sistema de atenção primária em saúde. Todavia, faz-se necessário que os referidos profissionais sejam adequadamente qualificados. Nesse sentido, a telessaúde, em especial a tele-educação tem papel importante na qualificação de tais profissionais. Metodologia: Foi realizado estudo bibliográfico e documental acerca do uso da mediação tecnológica na formação permanente em saúde, bem como dos dados epidemiológicos sobre a sífilis, este último para melhor compreensão das necessidades da formação. Foi composto por três módulos educacionais, mediados por tecnologia, no formato autoinstrucional, sendo desenvolvidos de forma interativa, através da utilização de elementos visuais, auditivos, com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras, onde o profissional poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, logando na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Resultados: O referido estudo forneceu subsídios para a construção de uma trilha de aprendizagem e de estratégias pedagógicas utilizando a tele-educação, ferramenta da telessaúde, para a formação de ACS no enfrentamento ao crescimento epidêmico da Sífilis através de três módulos educacionais mediados por tecnologia. Módulo 1 disponibilizado na plataforma AVASUS desde abr/2019, módulo 2 em processo de editoração e o módulo 3 em fase de elaboração de conteúdo. Conclusão: A formação continuada dos ACS nas ações de enfrentamento e combate à sífilis objetivam contribuir com o controle, prevenção e tratamento da sífilis. Assim, a educação mediada por tecnologia apresenta-se como uma estratégia viável sob a perspectiva técnica e econômica para a melhoria da qualidade dos serviços de assistência e rastreio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Abstract: Introduction: The Syphilis is a Sexually Transmitted Disease (STD), millennial and reemerging, caused by Treponema pallidum. In Brazil, the syphilis rates have been increasing significantly due to risky sexual behavior, multiplicity of sexual partners and sexual intercourse without condoms. The Community Health Agent (CHA) can contribute to fight against this epidemic, considering the establishment of a strong relationship between the community and the primary health care system, which may corroborate even in the early detection and development of strategies that point pathways to improve the health care assistance. This requires that these professionals becoming adequately qualified. In this sense, we understand that telehealth, especially tele-education has a leading role the professional qualification. Methodology: A bibliographic and documentary study was conducted about the use of technological mediation in permanent health education, as well as epidemiological data on syphilis for better understanding of formation needs. This course will be composed of three educational technology-mediated modules, in the self-instructional format, developed using an interactive approach, through the use of visual and auditory elements, with dialogued exposure and presentation of guiding questions, where the professional will be able to perform the activities on-demand by logging into the SUS Virtual Learning Environment (AVASUS) platform. Results: The present study provided subsidies for the construction of a learning pathway and pedagogical strategies using the tele-education, a telehealth tool, for the formation of CHA facing the epidemic growth of syphilis, through three educational technology-mediated modules. Module 1 available on the platform AVASUS since apr/2019; module 2 in the process of editing and module 3 in the content elaboration. Conclusion: The continued formation of CHA in actions to fight against syphilis aim consequently favoring the control, prevention and treatment of syphilis. Thus, technology mediated education is a viable strategy from a technical and economic perspective to improve the quality of assistance and track services of SUS (Single Health System).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28459
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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