Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28549
Título: Jornalismo em rede: humano e máquina na cartografia digital do El País
Autor(es): Alves, Cledivânia Pereira
Orientador: Nobre, Itamar de Morais
Palavras-chave: Jornalismo em rede;Ciberjornalismo;El Pais;Mídias sociais digitais;Jornalismo digital
Data do documento: 27-Set-2019
Referência: ALVES, Cledivânia Pereira. Jornalismo em rede: humano e máquina na cartografia digital do El País. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Propõe-se investigar e cartografar a formação de rede de comunicação digital da empresa El País no Brasil, com ênfase na distribuição de conteúdo jornalístico através da plataforma digital. A empresa de comunicação da Espanha se apresenta como “jornal global” e representa uma dinâmica atual de expansão de atuação digital em rede de grandes veículos de comunicação pelo mundo, a exemplo da BBC (Inglaterra), BuzzFeed (EUA) e G1 (Brasil). Acreditamos que a partir do detalhamento das rotinas de distribuição do El País Brasil podemos cartografar um cenário de práticas comuns a outras redações que trabalham com produção de conteúdo jornalístico para a plataforma digital. Para isso, vamos percorrer os caminhos sugeridos pela Teoria Ator-Rede (LATOUR,2012) e Cartografia Simbólica (SANTOS, 1998;2001), para descrever e analisar a importância da relação humano/tecnologia nessa estruturação digital. Para a coleta de dados, utilizamos métodos e técnicas de observação sistemática, entrevistas em profundidade que foram utilizadas para mapear, descrever, categorizar e analisar esse novo cenário profissional que está sendo moldado. O embasamento teórico, para entendimento dessa nova bios digital, formada por infovias de circulação acelerada e grande capacidade de armazenamento de conteúdo, inclui Canclini (2008), Salaverría (2016), Castells (1999), Jenkins (2009), Anderson, Bell e Shirky (2013) e Sodré (2002).
Abstract: We proposed a investigation and a mapping about the formation of the digital communication network of the newspapper company El País Brazil, with emphasis on the distribution of journalistic content in their digital platform. The spanish media company calls itself as a “global newspaper” and represents a current dynamics of digital permeation network of major communication vehicles around the world, such as BBC (England), BuzzFeed (USA) and G1 (Brazil). We argue that observing the El País Brazil's distribution routines in detail we can build a map of the scenario of practices similar to other newsrooms that work with journalistic content production for online platforms. For this, we will follow the way walked by Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012) and Cartografia Simbólica (SANTOS, 1998; 2001), to describe and analyze the importance of the human/technology relationship in this digital structuring. For data collection, we used systematic observation methods and techniques, in-depth interviews that were used to map, describe, categorize and analyze this new professional scenario that is being setting. The theoretical basis is for understanding this new digital bios, formed by fast-moving highways and large content storage capacity, includes Canclini (2008), Salaverría (2016), Castells (1999), Jenkins (2009), Anderson (2013) and Sodré (2002).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28549
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jornalismoredehumano_Alves_2019.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.