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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28935
Title: | Os jogos eletrônicos na educação física escolar: uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória |
Other Titles: | The electronic games in school physical education: a possibility in the critical-emancipatory approach |
Authors: | Gadelha, George Tawlinson Soares |
Advisor: | Surdi, Aguinaldo César |
Keywords: | Educação física escolar;Jogos eletrônicos;Abordagem crítico-emancipatória |
Issue Date: | 5-Mar-2020 |
Citation: | GADELHA, George Tawlinson Soares. Os jogos eletrônicos na educação física escolar: uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Portuguese Abstract: | O presente trabalho nasceu de uma inquietação sobre o uso dos Jogos Eletrônicos (JEs) na escola, tendo em vista que estes despertam um maior interesse nos alunos pela sua característica lúdica. A Educação Física vem ampliando os estudos sobre o uso dessas tecnologias e suas possibilidades educativas, visto que a Educação e o processo de ensinoaprendizagem passam por uma constante atualização frente aos avanços tecnológicos, de modo que se espera que haja uma melhora da qualidade do ensino. Destaca-se o uso dos JEs devido ao fato das crianças, adolescentes e adultos jovens estarem em contato permanente com essa tecnologia. Nesse sentido, surgi a como de questão de estudo de como utilizar os JEs na abordagem crítico-emancipatória para o ensino dos conteúdos da Educação Física Escolar? Tendo como objetivo geral o de investigar as possibilidades educativas dos JEs através da observação dos jogadores e da produção de métodos sobre o jogo e o jogar, em situações escolares, na abordagem crítico-emancipatória. Este estudo se caracteriza como sendo um relato de experiência com abordagem qualitativa descritiva. Na qual teve como cenário do estudo a Escola Estadual Enéas Cavalcanti – Ceará-Mirim/RN. Envolvendo os alunos das turmas do 6º ano (2 turmas com 37 alunos por turma). Nossa intervenção se deu no III bimestre do ano letivo de 2019. Tendo um total de aulas no bimestre de 20 aulas, cada aula com duração de 50 minutos. No âmbito da Educação Física Escolar caberá a nós, professores, nos apropriarmos dessas ferramentas para dialogarmos e refletirmos sobre os processos formativos na escola e seus conteúdos de forma integrada, possibilitando uma prática pedagógica significativa. Tudo nos leva a crer que, motivados pelo reconhecimento dos processos pedagógicos pelos alunos e baseado na maioria dos comentários positivos deles ao longo do processo, tanto pessoalmente, no horário da aula, ou fora dela, os JEs podem e devem ser incorporados naturalmente ao fazer pedagógico, como uma possibilidade de ampliação da cultura de movimento. Não se tratando apenas de repetir ações, mas facilitar avanços cognitivos, implementando os espaços da Educação Física Escolar. Utilizar as tecnologias por meio dos JEs, com um planejamento adequado à realidade de cada escola e com um bom suporte teórico-metodológico para uma atuação consciente no agir comunicativo, realmente contribuiu para a mudança de cenário nas aulas de Educação Física daquela realidade. Utilizamos uma narrativa dialogada como forma de expressão, bem como para descrever, problematizar e apreciar a experiência que propusemos apresentar nesta pesquisa, visto que nos permite imergir na experiência dos saberes pessoais dos atores envolvidos. Acreditamos que a formação não só docente, mas de toda a instituição, faz-se necessária e deve ser encarada como uma tarefa infindável, que almeja, não apenas contemplar o final de uma determinada história, mas uma síntese dela mesma, a fim de que outras possam surgir dando continuidade a uma história que, na realidade, é sem fim. |
Abstract: | The present work was born from a consultation about the use of Electronic Games (JEs) in school, considering that these alarm clocks were a greater interest in students of their musical characteristics. Physical Education has been expanding studies on the use of these technologies and their educational possibilities, since Education and the teaching-learning process undergoes a constant update in the face of technological advances, so that it is expected that there will be an improvement in the quality of the teaching . We highlight the use of JEs due to the fact that children, adolescents and young adults are in permanent contact with this technology. In this sense, a question arises as to how to use JEs in the criticalemancipatory approach for teaching Physical Education content in schools? Having as a general or research objective, as educational possibilities of JEs, through the observation of players and the production of methods about the game and the game, in school situations, in the critical-emancipatory approach. This study is characterized as an experience report with a descriptive qualitative approach. How the study at the State School Enéas Cavalcanti - CearáMirim / RN took place. Involving 6th grade students (2 classes with 37 students per class). Our intervention took place in the III academic year of 2019. Having a total of 20 lessons in the two-month period, each class lasting 50 minutes. Within the scope of School Physical Education, it will be up to us, teachers, to appropriate these tools to dialogue and reflect on the processes formatted in the school and its contents in an integrated way, enabling a strategic pedagogical practice. Everything leads us to believe, motivated by the recognition of pedagogical processes by students and based on the majority of positive comments during the long process, both allowed, without class time, and in a forum, JEs can and should be incorporated naturally into the do pedagogical, as a possibility of expanding the culture of movement. It is not just a matter of repeating actions, but facilitating cognitive advances, implementing the spaces of School Physical Education. Using technologies through JEs, with planning appropriate to the reality of each school and with good theoretical and methodological support for a conscious performance in communicative action, really contributed to the change of scenery in Physical Education classes in that reality. We used a dialogued narrative as a form of expression, as well as to describe, problematize and appreciate the experience that we proposed to present in this research, since it allows us to immerse ourselves in the experience of the personal knowledge of the actors involved. We believe that training, not only for teachers, but for the whole institution, is necessary and should be seen as an endless task, which aims, not only to contemplate the end of a certain story, but a synthesis of itself, so that others may emerge giving continuity to a story that, in reality, is endless. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28935 |
Appears in Collections: | PPGEF - Mestrado em Educação Física |
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