Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29382
Título: Sistema de apoio à gestão de cursos de graduação à distância: relato de uma experiência na SEDIS/UFRN
Título(s) alternativo(s): System for management of undergraduate distance education courses: report of an experience at SEDIS/UFRN
Autor(es): Oliveira, Idelmárcia Dantas de
Hékis, Hélio Roberto
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Araújo, Guilherme Fernandes de
Silva, Janaína Luana Rodrigues da
Palavras-chave: Educação a distância;Sistemas de informação;Apoio a gestão
Data do documento: 6-Fev-2014
Editor: Sistemas & Gestão
Referência: OLIVEIRA, I. D.; HÉKIS, HÉLIO R; VALENTIM, R. A. M.; RAMOS, A. S. M.; ARAÚJO, G. F.; SILVA, J.L.S. Sistema de apoio à gestão de cursos de graduação à distância: relato de uma experiência na SEDIS/UFRN. Sistemas & Gestão, v. 9, p. 60-70, 2014. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N1A6. Acesso em: 24 jun. 2020. https://doi.org/10.7177/sg.2014.V9.N1.A6
Resumo: O artigo apresenta um sistema de informação implementado na Secretaria de Ensino à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - SEDIS/UFRN, para gerenciar as informações que compõem o planejamento do semestre letivo. A metodologia adotada foi uma adaptação do ciclo de vida tradicional do desenvolvimento de sistemas de informação. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso da utilização do referido sistema, durante o planejamento do semestre 2013.1, nos cursos de graduação a distância da SEDIS/UFRN. Como resultados, ressalta-se que a solução é capaz de apoiar a gestão, sobretudo às informações que vão compor o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, a agilidade na reprodução do material didático, além da distribuição aos polos de ensino
Abstract: This article presents a information system implemented at the Distance Education Secretariat of the Federal University of Rio Grande do Norte - SEDIS/UFRN, to manage the information that make up the planning of the semester. The methodology used was an adaptation of the standard information systems development lifecycle. The strategy of research was a case study of the use of this system, during the planning of the semester 2013, in the distance learning undergraduate courses at SEDIS/UFRN. As results, it is pointed out that the solution is capable of supporting the management, especially the information that will build the Virtual Learning Environment - VLE, more agility in the production and printing of learning materials, as well as its distribution to centers of learning
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29382
ISSN: 1980-5160
Aparece nas coleções:CCET - DIMAP - Artigos publicados em periódicos
CCSA - DEPAD - Artigos publicados em periódicos
CT - DEB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SistemaDeApoioÀGestão_Valentim_2014.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons