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dc.contributor.authorMorais, Philippi Sedir Grilo de-
dc.contributor.authorBarros, Daniele Montenegro da Silva-
dc.contributor.authorValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros-
dc.contributor.authorAlves, Robinson Luís de Souza-
dc.contributor.authorLacerda, João Marcos Teixeira-
dc.contributor.authorSantos, João Paulo Queiroz dos-
dc.contributor.authorTrindade, Sidney Soares-
dc.contributor.authorPaiva, Jailton Carlos de-
dc.contributor.authorGuerra Neto, Custódio Leopoldino Brito-
dc.contributor.authorNagem, Danilo Alves Pinto-
dc.date.accessioned2020-07-06T19:31:05Z-
dc.date.available2020-07-06T19:31:05Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.citationMORAIS, P. S. G.; BARROS, D. M. S.; VALENTIM, R. A. M.; ALVES, R. L. S.; LACERDA, J. M. T; SANTOS, J. P. Q.; GUERRA NETO, C. L. B.; NAGEM, D. A. P.; PAIVA, J. C.; TRINDADE, S. S. E-guia: sistema para prover mobilidade e acessibilidade aos deficientes visuais nos serviços de transportes urbanos. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 3, p. 52-61, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/3529. Acesso em: 05 jul. 2020. https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i1.3529pt_BR
dc.identifier.issn2236-1103-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29469-
dc.description.abstractThe ease of mobility corresponds to the displacement of people in the city due to the complex activities developed there, as constituting an important asset to the quality of life of its inhabitants. For the visually impaired have mobility means improving the quality of life, especially if the poor need to use the transportation system of urban service. Thus, this final paper aims to present a system that looks inclusion of visually impaired people through the union of technology and accessibility. e-Guia is a system that brings information to the visually impaired using urban transport, particularly buses, through the use of mobile devices. For the realization of this project it was necessary to design an architecture that would enable the communication between the user, the bus, and the remote server, which the last one is responsible for receiving the information, and also, by prompting the visually impaired that the desired bus is close to the bus stop. Experiments called field tests were performed in a production environment. At the end of these experiments the architecture was validated, and results showed good performance of the system, indicating that the user was able to know in advance 15-30 seconds at arrival to the nearest bus stoppt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúdept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectServiço de transporte urbanopt_BR
dc.titleE-guia: sistema para prover mobilidade e acessibilidade aos deficientes visuais nos serviços de transportes urbanospt_BR
dc.title.alternativeE-guia: system for providing mobility and accessibility to visually impaired in urban transport servicespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi10.18816/r-bits.v3i1.3529-
dc.description.resumoA mobilidade corresponde à facilidade de deslocamento das pessoas na cidade em função das complexas atividades nela desenvolvidas, constituindo como um bem importante para a qualidade de vida dos seus habitantes. Para o deficiente visual ter mobilidade significa melhorar a qualidade de vida, principalmente se esse deficiente necessita usar o sistema de transporte de serviço urbano. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar um sistema que visa o aspecto de inclusão de pessoas com deficiência visual através da união de tecnologia e acessibilidade. O e-Guia é um sistema que trás informações aos deficientes visuais que utilizam transportes urbanos, especificamente ônibus, através da utilização dos dispositivos móveis. Para a realização desse projeto foi necessário projetar uma arquitetura que possibilitasse a comunicação entre o usuário, o ônibus e o servidor, que é responsável pelo recebimento das informações, e como também, por avisar ao usuário que o ônibus desejado está próximo de sua parada. Foram realizados experimentos chamados de testes de campo, que foram executados em um ambiente real. Ao final desses experimentos a arquitetura foi validada, e como resultados mostraram o bom desempenho do sistema, demonstrando que o usuário foi capaz de saber com antecedência de 15 a 30 segundos à chegada do ônibus mais próximo à paradapt_BR
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